As atuais condições da economia dos Estados Unidos e do Brasil têm deixado o mercado imobiliário dos EUA interessante para investimentos dos brasileiros. Com a previsão do Federal Reserve Board, o banco central americano, em manter estável a taxa básica de juros, somada à perspectiva de estabilidade também na taxa Selic no Brasil, alinhado à proteção cambial do dólar, forma-se um cenário positivo para os investidores.
Comprar imóveis nos Estados Unidos não é um problema para estrangeiros. Os interessados não precisam de um green card, um tipo específico de visto ou mesmo a cidadania dos EUA para poder fazer isso.
Para encontrar o tipo certo de propriedade e evitar surpresas desagradáveis, deve-se trabalhar com profissionais experientes e confiáveis. Os chamados especialistas internacionais certificados em propriedades (CIPS) geralmente passam por muito treinamento e têm experiência em lidar com compradores estrangeiros. Eles explicam como a compra de imóveis nos EUA funciona e ajudam na documentação, custos de fechamento e outros detalhes.
O brasileiro, naturalizado americano, Marcelo de Lorenzi Cancellier Cruz, atende este mercado, mas com uma atuação mais ampla. Ele é um agente de investimentos, especializado no setor imobiliário.
Sou considerado um agente de investimentos e não um corretor de imóveis, porque além dos produtos físicos temos também investimentos ligados a fundos do mercado imobiliário e também porque o nosso principal objetivo é um retorno financeiro”, explica.
Cruz trabalha na área de Miami e Orlando e apesar das cidades estarem no Estado da Florida, apresentam suas particularidades “Os dois mercados são bastante distintos em termos de investimentos. O mercado de Miami é mais caro e busca-se usufruir e ter um retorno a médio e longo prazo com a valorização do imóvel e o mercado de Orlando você tem um retorno imediato com a rentabilidade gerada pelas casas de férias”, avalia.
Financiamento do mercado imobiliário dos EUA
O financiamento bancário para a compra de imóveis é uma situação bem comum nos Estados Unidos e há muitas opções acessíveis disponíveis para os possíveis proprietários. De acordo com Cruz esta opção também é acessível para os estrangeiros. “Utilizamos bancos americanos, mas especializados com o mercado estrangeiro e que usam todas as informações do Brasil para liberar o financiamento”, afirma.
E quem busca um imóvel para depois aluga-lo poderá usar os serviços de empresas especializadas da administração “que cuidam de tudo, inclusive da parte financeira”.
Segundo o agente, o mercado imobiliário dos EUA é um dos mais procurados do mundo e Orlando é um dos mais rentáveis dos Estados Unidos. “Depende muito do imóvel escolhido, mas varia de 4% a 14% de retorno líquido em relação ao valor do bem. Imagina você ter um imóvel, poder desfruta-lo, ganhar em dólares e dolarizar seu patrimônio”.
O profissional vem ao Brasil pelo menos duas vezes ao ano para promover eventos sobre o setor imobiliário da Florida. “Nesses momentos sempre encontro pessoas que não acreditavam ser possível comprar uma casa nos Estados Unidos, nem mesmo que a compra pode ocorrer através de um financiamento, mas com dados atualizados e transparência mostramos que é possível investir com segurança”, finaliza Marcelo Cruz.
Leia também…
Estrangeiros podem comprar imóveis no Brasil mesmo sem morar no país?