Apesar da maior parte do investimento seguir direcionado para o mercado doméstico, na comparação com 2019, a atenção da indústria com o mercado externo é maior. Segundo a pesquisa Investimentos na Indústria 2019-2020, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o percentual de planos de investimento direcionados para os mercados doméstico e externo igualmente aumentou de 25% para 36%.
A CNI avalia que essa mudança de orientação em favor do mercado externo, mesmo em um cenário externo desafiador e incerto, é importante. Ao considerar o mercado exterior, o empresário possibilita o aumento da escala de produção, a aquisição de conhecimento e o aproveitamento de ganhos em etapas das cadeias globais de valor. O ambiente do mercado internacional ainda estimula a busca pela competitividade e pela inovação.
Quadro geral
No quadro geral da pesquisa, o percentual de grandes empresas que pretendem realizar investimentos em seus negócios é o maior dos últimos seis anos. A consulta indica que 84% das grandes empresas afirmaram que vão investir em 2020. Esse percentual reforça a recuperação do investimento dos últimos anos: o percentual de empresas que afirmaram que investiriam chegou a recuar para 64% na intenção para 2016.
Não pretendem investir
Dos 16% de empresas que não pretendem investir em 2020, exatamente um terço afirmaram que não investirão pois não há necessidade. Já 31% identificaram que há a necessidade de investir, mas optaram por não fazê-lo em 2020, enquanto apenas 36% também apontaram que existe a necessidade, mas a empresa não consegue investir.