A MSC Mediterranean Shipping Company anunciou nesta segunda-feira (19/8) que o MSC Gülsün, o maior navio porta-container do mundo, chegou à Europa depois de completar a viagem inaugural a partir do norte da China.
O MSC Gülsün é o primeiro de uma nova classe de navios com capacidade para mais de 23.000 navios TEUs que serão adicionados à rede mundial de transporte da MSC, entre 2019 e 2020.
Construída no estaleiro Samsung Heavy Industries (SHI) Geoje na Coréia do Sul, o MSC Gülsün estabelece um novo padrão no transporte de containers, especialmente em termos de desempenho ambiental.
Com cerca de 400 metros de comprimento e mais de 60 metros de largura, o MSC Gülsün tem uma capacidade de tamanho recorde para um navio porta-contentores: 23.756 TEU. Navios maiores geralmente emitem menos CO2 por contêiner transportado, ajudando as empresas que movimentam mercadorias nos serviços da MSC entre a Ásia e a Europa a reduzir a pegada de carbono de suas cadeias de suprimentos.
A embarcação é equipada com mais de 2.000 containers refrigerados, impulsionando o comércio de alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos e outros itens refrigerados e congelados entre a Ásia e a Europa.
Engenharia Inovadora do maior porta-container do mundo
Esta nova classe de navios foi projetada com uma ampla gama de questões ambientais, eficiência, estabilidade e segurança em mente.
O MSC Gülsün apresenta uma abordagem em relação à eficiência energética, com a forma projetada para melhorar a eficiência energética, reduzindo a resistência do casco. A engenharia de última geração minimiza a resistência ao vento, resultando em menor consumo de combustível.
O transporte marítimo de containers já é uma das formas mais ecologicamente corretas de transporte de cargas, produzindo menos emissões de CO2 por unidade transportada do que outras formas de transporte de carga, como aviões, trens, caminhões ou barcaças.
A eficiência energética e a economia de combustível do MSC Gülsün garantem que a MSC esteja no caminho para atingir as metas internacionais de 2030 estabelecidas pela Organização Marítima Internacional da ONU (IMO) antecipadamente, com uma melhoria de 13% nas emissões de CO2 por tonelada de carga já movimentada alcançado em toda a frota MSC entre 2015 e 2018.
Para cumprir uma futura regulamentação de combustível marítimo em 2020, o navio também está equipado com um sistema híbrido de limpeza de gases de escape aprovado pela IMO e tem a opção de mudar para combustível com baixo teor de enxofre ou para ser adaptado para gás natural liquefeito (GNL). no futuro.
Segurança do maior porta-container do mundo
Esta nova classe de navios está equipada com proteção de casco duplo ao redor do motor, bem como um programa de avaliação de condição de casco 3D. Um novo sistema de combate a incêndio de duas torres com bombas de alta capacidade foi instalado para aumentar ainda mais a segurança da tribulação e proteger a carga transportada por todo o convés do navio.
A SHI entregará mais seis novos navios, enquanto a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) está construindo outros cinco, também na Coréia do Sul.
Saiba mais sobre outros tipos de navios em nossa Comexpedia.
Informações de fotos da AI/MSC