A China State Shipbuilding Corporation (CSSC) estreou oficialmente em Pequim como resultado da fusão entre as duas principais empresas de construção naval da China, a China Shipbuilding Industry Company (CSIC) e a CSSC. A fusão da CSSC e da CSIC criará o maior grupo de construção naval do mundo.
Funcionários do Conselho de Estado da China, Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, Ministério dos Transportes e outros departamentos governamentais relacionados participaram da reunião inaugural.
A recém-criada China State Shipbuilding Corporation, possui 147 instituições de pesquisa científica, empresas e companhias listadas, com ativos totais de US $ 112,41 bilhões e 310.000 funcionários. Possui as maiores bases de construção e reparo de navios da China e o mais avançado centro de desenvolvimento e pesquisa de navios.
O ex-presidente e gerente geral da CSSC, Lei Fanpei e Yang Jincheng, é o presidente e gerente geral do novo grupo.
No mês passado, o Conselho de Estado da China aprovou a fusão entre CSSC e CSIC.
O novo grupo pretende se tornar a principal força de pesquisa, projeto, fabricação, teste e salvaguarda do suprimento de armamento naval da China, ser a principal força do desenvolvimento da indústria de construção naval do país e ser o líder da abertura e reforma do estado. A nova empresa quer promover o desenvolvimento da indústria da construção naval chinesa com forte vantagem competitiva internacional.