A Marinha do Brasil é uma das instituições de segurança mais importantes do país diante de uma costa de 7.367 quilômetros, onde estão instalados mais de 40 portos e terminais. Na estrutura governamental, integra o Ministério da Defesa e tem a missão de “Preparar e empregar o Poder Naval, a fim de contribuir para a Defesa da Pátria; para a garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem; para o cumprimento das atribuições subsidiárias previstas em Lei; e para o apoio à Política Externa”.
A instituição também exerce o papel de Guarda Costeira, já que o Brasil não tem um órgão específico para isso. Dessa forma também cabe a Marinha do Brasil a orientação e controle da Marinha Mercante, a segurança da navegação aquaviária, e implementar e fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos, no mar e águas interiores (rios, lagunas, etc).
A frota atual da Marinha do Brasil é formada por 99 embarcações entre navios de esquadra, submarinos, meios de pesquisa, distritais, além de aeronaves como caças e helicópteros.
Historicamente tem sua origem ligada a Marinha Portuguesa e foi chamada inicialmente de Armada Nacional. Teve participações em conflitos armados nacionais e internacionais e atualmente, em tempos de paz, desempenha o papel reservado ao Poder Naval.
Precisa encontrar outros órgãos públicos ou temas de interesse para o comércio internacional? Nossa Comexpedia tem uma seção de links uteis para lhe ajudar. Confira!