Itaipu abre vertedouro para ajudar agroexportação de países vizinhos

Medida busca auxiliar a navegação no Paraguai e Argentina durante período de estiagem

Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Em uma ação de ajuda internacional, a Usina Hidrelétrica de Itaipu abrirá o vertedouro a partir da próxima segunda-feira (18). A medida, prevista para durar 12 dias, auxiliará o Paraguai e a Argentina a escoarem a safra de grãos. Isso porque o baixo nível do Rio Paraná, provocado pela forte estiagem, tem gerado problemas de navegabilidade nos dois países.

A decisão partiu das chancelarias brasileira e paraguaia, referendada pelo Conselho de Administração. De acordo com os coordenadores da usina binacional, não haverá prejuízo para a produção de energia. Como a demanda solicitada à Itaipu continua baixa, em função do desaquecimento econômico, será possível abrir temporariamente o vertedouro.

Negociações entre governos

Há mais de um mês, os governos brasileiro, paraguaio e argentino vêm negociando maior produção. Inicialmente, o reservatório da hidrelétrica não estava na cota normal (que é 219 metros acima do nível do mar). Entretanto, segundo a assessoria de comunicação da usina, o nível normalizou na última semana.

Mesmo antes da abertura do vertedouro, para atender os vizinhos argentinos, Itaipu já aumentou gradativamente a geração. O acréscimo do volume de água passando pelas turbinas foi de aproximadamente mil metros cúbicos por segundo.

Contudo, essa elevação não foi suficiente para melhorar a situação na região de Rosario, principal porto agroexportador da Argentina. Por isso, a usina recebeu um novo pedido para aumento da vazão, conforme a Reuters.

Segundo a agência internacional, o baixo nível do Rio Paraná tem feito empresas agroexportadoras do país diminuírem o volume de carregamentos. Navios do tipo Panamax – que transportam entre 50 mil e 55 mil toneladas – estão operando com 10 mil toneladas a menos.

Geração da usina de Itaipu

Localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, a usina já gerou 28,2 milhões de MWh em 2020. Em 36 anos de operação, a produção acumulada chega a 2,7 bilhões de MWh. Esse total corresponde a energia suficiente para iluminar o planeta por 43 dias.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional e Agência Reuters

 

Clique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.