Internacionalização de micro e pequenas ganha apoio em SC

Cooperação entre Fiesc e Sebrae deve ampliar ações no Estado

Assinatura do convênio durante a reunião de diretoria da FIESC. Foto: Filipe Scotti

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC) firmaram convênio para ampliar as ações de internacionalização das micro e pequenas indústrias catarinenses.

“Temos uma parceria muito grande com o Sebrae-SC, que tem um papel fundamental para desenvolver empresas de micro e pequeno portes. Essa proximidade é muito importante. Santa Catarina, além de toda a pujança industrial, tem forte vocação para a internacionalização das suas empresas”, afirmou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar. Ele salientou que um dos principais destinos das exportações catarinenses são os Estados Unidos. “Isso mostra que temos produtos de valor agregado e o maior PIB per capta industrial do país. Uma indústria que exporta é uma indústria que tem qualidade consagrada e é mais competitiva”, completou.

O diretor-superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, lembra que a internacionalização é uma bandeira da entidade. “Temos como missão ampliar a participação das micro e pequenas indústrias nas exportações catarinenses. 98% delas são de micro e pequeno portes e respondem por apenas 2% das nossas exportações. O mercado global é exigente e a internacionalização obriga as empresas a serem mais competitivas”, afirma.

O propósito da cooperação é a execução conjunta de ações no âmbito da internacionalização de empresas catarinenses. Desta forma, as entidades vão promover o desenvolvimento do grau de maturidade das micro e pequenas empresas no processo de inserção, incremento no comércio exterior e parcerias, visando à melhoria da competitividade.