Conversações entre Brasil e EUA buscam melhorar o ambiente regulatório da indústria automotiva. Nessa quinta-feira (14), representantes dos dois países se reuniram por videoconferência para aprofundar o debate sobre o tema. A 18ª Sessão Plenária do Diálogo Comercial entre Brasil e Estados Unidos contou com a participação de 85 pessoas, envolvendo órgãos governamentais e embaixadores. O evento foi promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia e pelo Departamento do Comércio norte-americano.
A manutenção das tratativas entre os dois países objetiva criar facilidades no comércio e boas práticas regulatórias. Além disso, também oportuniza estabelecer regras comerciais, previsibilidade e transparência nos processos. “A indústria automotiva é muito importante para as duas economias e queremos continuar mantendo esse diálogo, promovendo a cooperação conjunta e a busca por áreas de sinergia, de modo a aprimorar a segurança do trânsito do nosso país”, expõe o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro.
Conforme o Ministério da Infraestrutura (MInfra), as iniciativas apresentadas na sessão foram discutidas em workshops com os grupos de trabalho.
Agenda regulatória
Entre os pontos comentados durante a videoconferência esteve também a preparação de uma agenda regulatória do Denatran para os próximos dois anos. O propósito dessa medida, de acordo com Carneiro, é aperfeiçoar os processos. Para isso, haverá a realização de consulta pública e análise dos impactos regulatórios para o trânsito brasileiro.
Leia também:
EUA e Reino Unido negociam maior aproximação comercial
Exemplo chinês como inspiração para crescer no mercado automotivo
Paraguai e Brasil confirmam acordo de livre comércio automotivo