A operação de busca e salvamento do navio graneleiro desaparecido Nur Allya, de bandeira da Indonésia foi cancelada, informou a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia.
Os trabalhos foram interrompidos em 9 de setembro, dezoito dias após o navio ter enviado um sinal de socorro enquanto transitava nas águas da ilha de Buru, no norte do país.
O Nur Allya, de propriedade da PT Gurita Lintas Samudra, estava transportando cerca de 50.000 toneladas de minério de níquel de Sagea, ilha de Gebe, para Morosi, sudeste de Sulawesi, quando perdeu o contato. O navio construído em 2002 tinha uma tripulação de 25 pessoas a bordo.
As autoridades da Indonésia disseram que o monitoramento ativo, alertando a frota e o pessoal, continuará.
Após a provável perda do navio, a Associação Internacional de Armadores de Carga Seca (Intercargo) instou os armadores e os operadores a “tomarem extrema cautela” ao aceitar minério de níquel e outras cargas com potencial de liquefação.
A mudança de carga relacionada à umidade e os incidentes em viagens, amplamente conhecidos como liquefação, continuam a ser uma grande preocupação para o transporte a granel a seco”, observou a associação de armadores de carga seca.
No início deste ano, a Intercargo divulgou um relatório no qual afirmava que a perda de vidas decorrentes de acidentes com granéis, ocorrida nos últimos dez anos, foi causada principalmente por falha e liquefação de carga.
As vítimas relatadas de graneleiros durante o período de 2009 a 2018 foram responsáveis pela perda de 188 vidas, enquanto 48 graneleiros registram perdas totais.