O crescimento do volume de comércio global de mercadorias deverá permanecer fraco no terceiro trimestre de 2019, de acordo com o Barômetro de Comércio de Bens, novo nome do indicador da Organização Mundial do Comércio (OMC). A leitura mais recente de 95,7 do barômetro, anteriormente chamado de World Trade Outlook Indicator (WTOI), é mais baixa que a anterior e indica que ainda não está à vista um crescimento comercial mais forte.
A leitura mais recente continua em queda bem abaixo do valor de referência de 100 para o índice do indicador renomeado, que apresenta uma reformulação do projeto antes do lançamento de um novo Barômetro de Serviços de Comércio, previsto para setembro. A perda de dinamismo no comércio de mercadorias já foi confirmada em trimestres anteriores, onde os dados oficiais estão disponíveis. O indicador da OMC sugere que a expansão abaixo da tendência no comércio de mercadorias persistirá nos próximos meses.
A fraqueza sustentada pelo barômetro foi impulsionada pelos valores abaixo da tendência em todos os índices componentes. Os índices internacionais de frete aéreo (91,4) e componentes eletrônicos (90,7) mostraram os maiores desvios em relação à tendência, com leituras bem abaixo das divulgações anteriores. Índices para encomendas de exportação (97,5), produção e vendas de automóveis (93,5) e matérias-primas agrícolas (97,1) permaneceram abaixo da tendência, embora mostrem alguns sinais de terem chegado ao fundo do poço. Apenas o índice de remessa de contêiner (99,0) estava próximo do valor de referência de 100.
No mês passado, o relatório informou que os fluxos comerciais atingidos por novas restrições continuaram em níveis historicamente altos entre meados de outubro de 2018 e meados de maio de 2019. Tensões que levam a barreiras comerciais mais altas e maior incerteza colocam riscos descendentes significativos para negociar previsões de crescimento.
O Barômetro de Comércio de Bens fornece, como a WTOI, informações em tempo real sobre a trajetória do comércio mundial em relação às tendências recentes. O objetivo é identificar os pontos de virada e medir o momento no crescimento do comércio global. Como tal, complementa as estatísticas e previsões do comércio da OMC e de outras organizações. As leituras de 100 indicam crescimento em linha com as tendências de médio prazo; leituras acima de 100 sugerem crescimento acima da tendência, enquanto as abaixo de 100 indicam crescimento abaixo da tendência.
O Barômetro de Comércio de Bens completo está disponível aqui.
Mais detalhes sobre a metodologia.
Leia também…
Containers: guerra comercial pode diminuir demanda em 0,5%