Para auxiliar no processo de recuperação econômica, a Índia definiu três estratégias a serem adotadas pelas empresas exportadoras do país. O plano foi discutido pela Federação das Organizações de Exportação da Índia (FIEO), que avaliou o cenário atual e futuro. O impulsionamento das vendas externas está alicerçado, especialmente, na postura evidenciada pelos principais mercados mundiais.
A primeira estratégia listada pela FIEO é para os exportadores se concentrarem em países que oferecem estímulo às demandas. Os exemplos citados pela federação são os Estados Unidos e o Reino Unido, assim como outros mercados avançados e emergentes. Além disso, também foi sugerida a busca por parcerias com nações que têm ido em linha contrária à China.
Por último, a entidade incentiva a revisão das economias dependentes das exportações de petróleo e commodities. Isso porque, segundo a FIEO, os preços desses produtos provavelmente serão subjugados (como no Oriente Médio).
Setores que contribuem para as exportações
A expectativa da federação é que alguns setores se destaquem no processo de recuperação da Índia no pós-pandemia. Entre os segmentos listados estão produtos farmacêuticos, equipamentos médicos e de diagnóstico, têxteis técnicos, alimentos agro-processados, plásticos e produtos químicos e eletrônicos. Como a demanda doméstica por itens petrolíferos é extremamente baixa, também é observado aumento nas exportações de petróleo.
Meta revista para 2020/2021
Desde janeiro a economia mundial está sendo impactada pelo novo coronavírus, motivando revisões de metas por parte dos países. Conforme a FIEO, a Índia passou a esperar um declínio de 20% nas exportações, em decorrência da pandemia. “No entanto, há dois dias, as estimativas comerciais da OMC para o segundo trimestre estimam apenas 13% de contração”, destacou a federação, em nota à imprensa.
Por isso, a projeção indiana foi revista, estimando redução de aproximadamente 10% nas exportações no atual ano fiscal. Contudo, em caso de uma “segunda onda” provocada pela Covid-19, a queda esperada voltará ao patamar de 20%.
Influência da Índia no comércio exterior
Conforme levantamentos do Observatório de Complexidade Econômica (OEC), a Índia ocupa uma posição importante nos negócios internacionais. Dados de 2018 apontam que o país era o 16º no ranking de exportações e 11ª em importações mundiais. No período, foram exportados US$ 326 bilhões e importados US$ 492 bilhões. Sob o ponto de vista per capita, foram US$ 241 e US$ 364, respectivamente.
As principais exportações da Índia, segundo a OEC, são de petróleo refinado, diamantes, medicamentos embalados, joias e arroz. Os Estados Unidos, Emirados Árabes, China, Hong Kong e Alemanha figuram entre os principais destinos dos produtos indianos.
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