Independence Day: um 4 de Julho diferente neste ano

Norte-americanos adaptam as tradições para manterem o lado festivo da data

Crédito da imagem: Stephanie McCabe/Unsplash

Quando se menciona sobre as principais festividades dos Estados Unidos, é difícil não lembrar logo do 4 de Julho. Tendo como marca registrada os famosos desfiles, fogos de artifícios e muito patriotismo, o Independence Day é celebrado anualmente por milhões de norte-americanos. Antes mesmo do grande dia, a população já mergulha em clima festivo, vestindo o país de azul, vermelho e branco.

Em 2020, as celebrações que chegam ao auge neste sábado (4) serão um pouco diferentes dos anos anteriores. Com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, muitos dos rituais precisaram ser adaptados, como transformando grandes reuniões em eventos virtuais. Confira algumas das características marcantes do 4 de Julho e saiba como elas estão sendo organizadas:

Patriotismo e a bandeira

Cottonbro/Pexels

O feriado de 4 de Julho celebra o Dia da Independência dos Estados Unidos. Foi nessa data, em 1776, que o território deixou de pertencer à Grã-Bretanha, quando o Segundo Congresso Continental redigiu e assinou a Declaração de Independência.

É por isso que um símbolo da data é a própria bandeira dos Estados Unidos. Conforme o 4 de Julho tem se aproximado, aumenta o número de casas e estabelecimentos com bandeiras e decorações temáticas. As pessoas também usam mais roupas estampadas com as cores e elementos presentes no símbolo nacional, como sinal de patriotismo.

Fogos de artifício

Outra característica marcante do 4 de Julho é a queima de fogos de artifício em diferentes regiões do país. Nas principais cidades norte-americanas, milhares de pessoas se reúnem para acompanhar os espetáculos.

Porém, neste ano, o céu não estará tão iluminado como de costume. Em razão da pandemia, diversas cidades cancelaram – e até proibiram – os shows pirotécnicos. Para evitar aglomerações, autoridades têm incentivado que a população acompanhe eventos on-line, para que a data também não passe despercebida.

Além disso, nos estados onde está permitido o manuseio de fogos de artifício, os bombeiros têm feito uma recomendação importante. O alerta é para o risco de acidentes com álcool e outros produtos inflamáveis utilizados para higienizar as mãos. A combinação entre os fogos e esses itens (utilizados na prevenção do novo coronavírus) pode provocar explosões e queimaduras.

Desfiles

O feriado também é marcado por desfiles cívico-militares, com carros alegóricos e bandas marciais. Por também reunirem multidões, neste ano, esses eventos foram cancelados em diferentes pontos do país, como medida preventiva. Em outros locais, eles foram reformulados – como em formato drive-in – ou também substituídos por atrações virtuais.

Mas, claro, não param por aí as tradições da data. No 4 de Julho também é comum, por exemplo, famílias e amigos se reunirem para celebrarem o feriado. Os encontros – que terão de ser mais restritos em 2020 – costumam ocorrer em forma de jantares e piqueniques. Churrasco, frango frito, sorvete e cachorro-quente não faltam durante as comemorações.

Com informações da Fox News, BBC, Share America e Wizard. 

+Notícias relacionadas aos EUA

Clique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.