Uma nova tecnologia que pode revolucionar as cadeias de suprimentos marítimas. É a impressão de peças sobressalentes em 3D. Várias empresas globais de cruzeiros, granéis secos e de gestão de navios se inscreveram no programa de adoção antecipada (EAP) de impressão 3DP da Wilhelmsen para impressão 3D, eliminando a necessidade de armazenamento físico de inventário, distribuição frequentemente complexa e geralmente altos custos de logística.
As seis primeiras adotantes, Carnival Maritime, Thome Ship Management, OSM Maritime Group, Berge Bulk, Executive Ship Management e Wilhelmsen Ship Management assinaram contrato com a divisão de Produtos Marítimos da Wilhelmsen para começar a utilizar a fabricação aditiva sob demanda.
A Wilhelmsen, como parte de sua cooperação contínua com o Ivaldi Group, fornecerá peças de reposição sob demanda para os navios dos seis clientes. Por meio de um processo exclusivo de digitalização e certificação, as peças serão produzidas sob demanda, sem ter que passar por processos demorados e dispendiosos de armazenamento, remessa, alfândega e recebimento.
“A economia com custo reduzido, tempo e pegada ambiental proporcionada pela impressão 3D, inventário digital e fabricação localizada sob demanda de peças de reposição marítimas é uma tremenda oportunidade para nossos valiosos assinantes estarem à frente de seus rivais”, disse Hakon Ellekjaer, chefe da Wilhelmsen – 3D Printing, acrescentando: “Acreditamos que as tecnologias de fabricação sob demanda vão remodelar completamente a cadeia de suprimentos marítimos”.
A Wilhelmsen Ship Management e a Berge Bulk já se beneficiam da conveniência e flexibilidade oferecidas pela impressão 3D há mais de um ano, atuando como testadores beta do sistema, antes de seu lançamento oficial.
A Wilhelmsen iniciou sua parceria com a Ivaldi no início de 2017, trazendo o armazém virtual proprietário da Ivaldi e as tecnologias de fabricação sob demanda para a cadeia de suprimentos global da Wilhelmsen por meio de uma participação acionária.
Começando com peças menores de polímero e metal, as peças de reposição são impressas em 3D e entregues em poucas horas aos navios que assinam seus serviços.