A Hapag-Lloyd abasteceu um de seus navios com um novo biocombustível ecológico. A medida tem o objetivo de reduzir as emissões de CO2 geradas pelos navios da empresa que estão em operação.
O Montreal Express foi abastecido, em Rotterdam, pelo chamado combustível “B20”, que consiste em 80% de óleo combustível com baixo teor de enxofre e 20% de biodiesel com base em óleos e gorduras alimentares que anteriormente eram usados nos alimentos indústria de serviços / restauração. O biodiesel gera até 90% menos emissões de CO2 do que os combustíveis convencionais.
“Até o final deste ano, queremos reduzir nossas emissões específicas de CO2 em 50% em comparação com o ano de referência de 2008. Biocombustíveis como o ‘B20’ podem nos ajudar a atingir essa meta. Isso ocorre porque, além de ter um baixo teor de enxofre, o combustível também emite menos CO2 prejudicial ao clima durante a combustão ”, explica o diretor sênior de gerenciamento de sustentabilidade da Hapag-Lloyd, Jörg Erdmann.
A empresa pretende usar o teste com o Montreal Express, que opera no Serviço Coordenado St. Lawrence 2 (AT 2) entre a Europa e o Canadá, para obter experiência e informações sobre as propriedades e o uso do combustível no mundo real.
“Estamos verificando se a participação do biodiesel tem efeitos adversos no equipamento e no processamento de combustível a bordo do navio. Se o teste for bem-sucedido, mais navios da frota da Hapag-Lloyd poderão operar com o combustível ‘B20’ no futuro “, acrescenta o diretor sênior de compras e suprimentos da Hapag-Lloyd, Jan Christensen.