Um navio graneleiro desaparece na Indonésia, com 25 tripulantes, pouco depois de enviar um sinal de socorro neste domingo (25/8). De acordo com relatos da mídia local, o contato foi perdido enquanto ele navegava ao norte da ilha de Buru, em Maluku, na Indonésia. O navio Nur Allya foi construído em 2002.
De acordo com a Ambon Search and Rescue (SAR), o navio de propriedade da PT Gurita Lintas Samudra, transportava uma carga de minério de níquel e seguia em rota ao sudeste de Sulawesi.
O navio teria enviado um sinal de socorro e, em seguida, a comunicação foi encerrada.
O navio já enviou um sinal de socorro, e imediatamente corremos para a última posição do navio para verificar as condições reais do navio e resgatá-lo”, disse à agência de notícias chinesa Xinhua o representante da SAR, Muslimin Samaila.
A missão de busca e resgate no domingo foi interrompida por condições climáticas desfavoráveis no local, no entanto, as autoridades retomaram os esforços para localizar o navio e sua tripulação na segunda-feira, mas ainda não se tem notícia sobre o que aconteceu.
O fato do navio estar carregad com minério de níquel gera outra expectativa sobre a possível liquefação do produto. As cargas de minério de níquel são propensas a liquefação, o que pode fazer com que os navios afundem em poucos minutos.
De acordo com a Intercargo, entre 2009 e 2018, foram registradas nove perdas de graneleiros causadas por liquefação, causando 101 mortes.