A pontualidade dos voos nos aeroportos brasileiros durante o fim de ano melhorou em relação ao mesmo período de 2018. O relatório final da Operação Fim de Ano 2019/2020, concluído nesta semana, apontou um índice próximo de 95% no cumprimento dos horários, número superior aos 88% da temporada passado.
O desempenho dos 16 terminais monitorados ficou acima da meta prevista pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), que é de 85%. A ação, que começou no dia 16 de dezembro de 2019 e foi até 10 de janeiro de 2020, registrou 94,85% de pontualidade nos principais aeroportos brasileiros, de acordo com o relatório do Ministério da Infraestrutura, a partir de dados fornecidos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e operadores aeroportuários.
Na alta temporada 2018/2019, o percentual de atrasos em partidas e chegadas foi de 11,61%. Agora, baixou para 5,15% na média dos 16 aeroportos monitorados. Os percentuais mais baixos de atrasos foram registrados em Curitiba/PR (1,52%) e Brasília/DF (1,86%). Os aeroportos internacionais de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro, por sua vez, tiveram o percentual mais alto de atrasos: 8,78% e 6,80, respectivamente.
Satisfação dos passageiros
Já o índice de satisfação geral dos passageiros com os aeroportos foi de 4,46, em média, numa escala de 1 (“muito ruim”) a 5 (“muito bom”). Os 16 aeroportos monitorados representam 75% do fluxo total de passageiros no país. São eles: Belém/PA, Campo Grande/MS, Guarulhos/SP, Congonhas/SP, Viracopos/SP, Galeão/RJ, Santos Dumont/RJ, Brasília/DF, Confins/MG, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Salvador/BA, Curitiba/PR, Manaus/AM, Fortaleza/CE e Vitória/ES.