Uma exposição com ampla variedade de produtos, abrangendo desde materiais de construção até itens alimentícios. Por meio dela, é possível fechar negócios com milhares de fornecedores, em uma verdadeira vitrine do comércio exterior chinês. E tudo isso a apenas um clique de distância. Assim é a 127ª Feira de Cantão, iniciada oficialmente nesta segunda-feira (15).
Pela primeira vez em 63 anos, a tradicional Feira de Importação e Exportação da China – também chamada de Canton Fair, em inglês – ocorre em ambiente virtual. Os produtos já estão expostos no site oficial do evento, com negociações abertas aos interessados. Ali, os compradores podem conferir os itens que estão sendo comercializados, conversar com expositores, assistir vídeos e acompanhar as novidades da edição. Nesta segunda-feira, por exemplo, uma das atrações foi a transmissão on-line da cerimônia de abertura da feira.
Exposições e pesquisa de produtos
Ao acessar a página virtual da Feira de Cantão, o visitante logo se depara com as categorias de produtos que integram as exposições. Mais abaixo, há notícias sobre a edição, serviços adicionais e o link para o Salão de Expositores. Clicando nele, aparece a lista de transmissões ao vivo, onde os fornecedores apresentam os itens com mais detalhes. Somente às 17h dessa segunda-feira, por exemplo, mais de 3 mil vídeos estavam sendo transmitidos em tempo real.
Ao acessar um segmento de exposição na página principal do site, o visitante encontra uma gama variada de produtos. Os que são novidades nesta edição estão destacados com uma pequena tarja vermelha.
Ao clicar em um produto de interesse, é possível verificar os principais mercados-alvos, fotos, vídeos, preço e especificações técnicas desse item. Na lateral direita, há ferramentas disponíveis para envio de mensagem ao fornecedor ou para agendar uma consulta por vídeo.
Para quem pretende pesquisar algum produto ou exposição específica, também há outros dispositivos para facilitar as buscas. O catálogo conta com filtros relacionados à forma de negociação, tipos de empresas e de itens, assim como o país de origem da mercadoria.
Mais detalhes sobre a edição virtual
A decisão de realizar a Feira de Cantão de forma on-line foi anunciada no início de abril. A medida, segundo os organizadores, buscou superar as limitações ocasionadas pela Covid-19. Nesse contexto, o evento se tornou a primeira plataforma de promoção de comércio exterior da China.
Para a realização do evento on-line, a organização da feira buscou tecnologias avançadas de informação, como internet, big data, computação em nuvem e inteligência artificial. O novo site oficial possui cinco seções principais, incluindo exposições, notícias e eventos, ancoragem global de suprimentos e compras, serviços de conferência e Zona de Comércio Eletrônico (ZCE) transfronteiriço. Além disso, o centro de exibição conta com salas de transmissão ao vivo, em tempo integral, para oportunizar os negócios.
Resumo da feira:
- O que? 127ª Feira de Cantão
- Quando? Iniciou nesta segunda-feira e segue até o dia 24 de junho
- Onde? Ela ocorre totalmente on-line, por meio do site oficial da Canton Fair
- Qual o idioma? O site oficial está em chinês, mas há a opção em inglês (porém, esse último tem apresentado instabilidade). Na plataforma, há opção para os compradores obterem suporte virtual, como mediadores.
- Como participar? É preciso se cadastrar no site para ter acesso a todas as ferramentas como comprador. Porém, visitantes em geral também podem acompanhar as principais informações na página do evento.
- Quantos participantes são estimados? A organização informou que são mais de 25 mil expositores. Além disso, mais de 400 mil compradores foram convidados para a edição virtual.
- Quais são as áreas da feira? O evento é distribuído em 16 categorias e 50 áreas de negócios, assim como ocorre nas edições off-line. Entre os segmentos está o de eletrônicos e eletrodomésticos; materiais de construção; hardware e informática; máquinas e equipamentos; comida e bebida; utensílios domésticos; ramo têxtil; itens médico-hospitalares; e produtos automobilísticos.
Confira também: guia reúne informações sobre a 127ª Feira de Cantão.