O surto de coronavírus já causou uma série de cancelamentos de feiras e eventos na China, mas também já reflexos em eventos em outros países. Expositores chineses que eram aguardados na Feira Internacional de Couros, Produtos Químico, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, a Fimec 2020, anunciaram que estão ausentes.
De acordo com comunicado da Fenac (Centro de Exposições e Eventos) e organizadora da feira, a ausência dos expositores chineses se dá devido aos voos cancelados e outras dificuldades decorrentes da epidemia do novo coronavírus no país asiático. Ainda segundo a nota, os expositores devem voltar a participar do evento no próximo ano.
No final do mês passado a organização da Fimec 2020 já havia sinalizado que o evento seria mantido, mesmo com o avanço de novos casos da doença na China, país com diversos empreendimentos no setor calçadista e que mantém negócios na região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul
A feira calçadista acontece nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo-RS, entre os dias 10 e 12 de março, e segundo os organizadores receberá cerca de 500 expositores, além dos compradores internacionais vindos do mundo inteiro.
A Fenac ainda reitera no mesmo comunicado que a feira está sendo realizada de acordo com os protocolos e normas fitossanitárias sugeridas pelo Ministério da Saúde e secretarias a nível estadual e municipal.
Com informações da Abicalçados/Fimec/Fenac/JNH