Cada vez mais internacional, informativo e digital. Essa é a identidade com a qual a Expo Riva Schuh está se preparando para ser novamente a principal feira mundial de calçados em volume de vendas. A 93ª edição da Expo Riva Schuh, que será realizada entre os dias 11 e 14 de janeiro, deve receber compradores de mais de 100 países e será realizada juntamente com a Gardabags, evento dedicado a artigos de couro, complementando a exposição.
O Brasil será representado na Expo Riva Schuh por 44 marcas nacionais. A participação se dá com o incentivo do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A participação brasileira na edição de janeiro de 2019 rendeu negócios de $ 34 milhões de dólares para as marcas.
A primeira edição do ano – a feira ocorre também em junho – tem um papel importante por marcar o início do calendário internacional de feiras e oportunizar, portanto, adaptações para as vendas do ano. Também é uma ótima oportunidade de relacionamento com o mercado e com distribuidores de todo o mundo, especialmente da Europa”, comenta a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel.
A expectativa de negócios é positiva, embalada pelo câmbio favorável, com o dólar permanecendo há meses na casa de R$ 4, o que permite ao calçado brasileiro um preço mais competitivo no mercado internacional. Entre janeiro e novembro de 2019, dados mais recentes disponíveis, foram embarcados ao exterior mais de 104,2 milhões de pares, que geraram US$ 886,3 milhões, 3,8% mais do que no mesmo período de 2018.
Além do Brasil, os organizadores confirmam a participação de delegações de compradores do Peru, Colômbia, Romênia, Croácia, Polônia, Suécia, Rússia, Ucrânia e Cazaquistão, entre outros países.