Empresas interessadas em desenvolver uma cultura exportadora e a internacionalização terão uma oportunidade de aprimoramento num encontro que está sendo organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). A terceira edição do Exporta Floripa, que será realizado nesta quarta-feira (20/11), em Florianópolis.
Na programação do encontro, a Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, a Apex Brasil, o Ministério da Economia e o Sebrae vão apresentar as iniciativas voltadas à disposição das empresas com foco em internacionalização. O evento é promovido pela Fiesc com o apoio da Prefeitura de Florianópolis e do Sebrae.
Na abertura a Apex Brasil vai tratar de qualificação e competitividade. Depois o Ministério da Economia apresentará o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), seguido pelas Ações de Internacionalização do Sebrae e fechando com o Programa de Internacionalização da Fiesc.
Exportações de SC
O desenvolvimento do potencial exportador catarinense é fundamental para o crescimento econômico do estado. Conforme o último relatório divulgado pela Fiesc, até o mês de outubro, as exportações de Santa Catarina somaram um montante de $ 638,41 milhões de dólares. Na comparação com o mês de setembro, as exportações recuaram 4,74%. Frente ao mesmo mês do ano anterior a queda foi de 27,88%.
De janeiro a outubro deste ano, o volume exportado totaliza um montante de $ 7.326,68 milhões de dólares. Esse resultado representa um recuo de -4,28% nas (vendas) exportações de SC. Os números mantêm como oitavo maior estado exportador nacional, com participação de 3,95% do total. Em relação ao mesmo período de 2018, as exportações brasileiras caíram -6,77%.