Depois da volta ao trabalho dos principais estaleiros estatais, alguns estaleiros privados da China estão começando a retomar as atividades após o surto do coronavírus (Covid-19).
Como na maioria das empresas da China, os estaleiros do país foram fechados após as festas do Ano Novo Lunar no final de janeiro, quando as autoridades tentaram impedir a propagação do coronavírus. Na semana passada, muitos dos estaleiros estatais voltaram ao trabalho, mas os principais estaleiros privados permaneceram fechados.
De acordo com o Seatrade Maritime News os dois principais estaleiros privados chineses, Yangzijiang Shipbuilding e New Times Shipbuilding retomaram parcialmente as operações. Esta última realizou testes no mar de um novo navio cargueiro esta semana.
A Jiangsu Hantong Ship Heavy Industry e a Fujian Mawei Shipbuidling também voltaram ao trabalho.
Alguns dos estaleiros privados de médio e pequeno porte nas províncias de Jiangsu e Zhejiang, a principal base de estaleiros privados da China, devem retomar o trabalho a partir da próxima semana.
O atraso no retorno às operações após o feriado do Ano Novo Chinês deverá ter um impacto negativo no mercado de construção naval do país.
Prevê-se que o volume de entrega de novas construções da China em 2020 caia de 75 milhões para 67,5 milhões de toneladas, um declínio de 10%, disse o vice-diretor do Instituto Chinês de Tecnologia e Economia Marinha Bao Zhangjing.