Estado brasileiro ingressa na rede internacional da seda

Estado do Paraná, que lidera a produção nacional, assinou protocolo em evento mundial do setor

Foto Agência PIA de Notícias

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, assinou em Lyon, na França, o protocolo de ingresso do Paraná na rede internacional da seda. O ato ocorreu no Festival da Seda de Lyon (Silk In Lyon), que ocorre pelo terceiro ano consecutivo e reúne os representantes da indústria internacional e os maiores produtores de fio de seda do mundo.

Eles foram convidados pela Hermès, marca francesa famosa por seus produtos de couro e seda, e pela Bratac, única indústria de fios de seda do Brasil, com unidade em Londrina. Lyon é considerada o centro global da fibra.

No evento, aconteceu a assinatura oficial de criação da Rede Internacional de Cidades da Seda e Regiões Metropolitanas, que vai explorar as cidades em torno do tema da seda como atração de negócios e desenvolvimento econômico. O Paraná, que é o maior gerador de fio de seda do Brasil, reconhecido internacionalmente pela qualidade da fibra e pela economia sustentável, passa a fazer parte dessa rede.

A teia econômica envolve países e regiões produtoras e pretende estabelecer canais de networking global para refinar a produção. Também assinaram o pacto China, Japão, Uzbequistão, Espanha, Itália e França.

Seda no Paraná

O Paraná é o maior produtor de fio de seda do País, responsável por 84% da produção nacional. O volume anual brasileiro é de 3.008 toneladas de casulos verdes, das quais 2.533 toneladas são paranaenses.

+ Notícias