Até a primeira metade do Século XX a movimentação de cargas nos portos dependia muito mais da força de trabalho humano (os estivadores) do que de equipamentos. O surgimento dos contêineres contribuiu para o desenvolvimento tecnológico e a adoção de maquinário que agilizou o transporte e tirou o peso dos ombros dos trabalhadores. Este setor da indústria oferece uma série de soluções e os investimentos das empresas em atualização é constante para manter a organização das cargas com o máximo de eficiência possível e evitam danos às mercadorias. Confira alguns dos principais equipamentos que mudaram o transporte marítimo utilizados atualmente:
Portainer
Este equipamento é utilizado para movimentar contêineres do navio para o costado e vice-versa. São os equipamentos que interagem com os navios e conhecidos como “ship to shore”. São aqueles guindastes imensos que se destacam na maioria das fotografias de um porto e estão entre os mais vendidos no mundo. Foto de Matti Blume
Empilhadeiras RS – Reach Stackers: Como um empilhador de alcance é um veículo/equipamento utilizado para fazer o posicionamento dos contêineres nos armazéns e nas áreas de inspeção. Podem fazer o transporte rapidamente em distâncias curtas.
Terminal Tractor – Os diferentes modelos de terminal tractors são usados em portos e terminais de containeres, centros de distribuição e logística, e também em instalações industriais, atendendo as demandas de cada ambiente de trabalho específico.
Transtainer RMGs – “Rail Mounted Gantry”, ou guindastes sobre trilhos.
Tem a mesma função de organização de cargas no pátio. A diferença para o RTG é que ele é fixo. Por sua estrutura, tem capacidade para movimentar bastante peso e são utilizados por terminais de médio e grande porte.
Transtainer RTG – Rubber Tyre Gantry ou Guindaste Sobre Pneu
Este equipamento contribui para a organização de cargas no pátio. Quando os contêineres já estão no cais, entram em ação os “Terminal Tractors”, caminhões que fazem o transporte até o pátio. Para organizar estas cargas no pátio, existem os transtêineres, que podem ser RTGs (“Rubber Tyre Gantry”, isto é, guindaste sobre pneu). Foto de Richard W Sinyem
A Portonave, em Navegantes, tem em sua infraestrutura seis Portaineres Post Panamax (PT), 18 Transtaineres – Rubber Tyred Gantry (RTG), cinco Reach Stackers (RS), quatro Empty Loaders (EV), 40 Terminal Tractors (TT), 54 Semirreboques e um 1 Scanner HCVM-T.
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