Entre os diversos fatores que devem ser avaliados nas transações de comércio internacional está a variação cambial. Para este mercado é importante entender que há diferenças entre as cotações das moedas. A taxa de conversão do conhecido dólar comercial, por exemplo, não é a mesma aplicada nas importações e isso vale para as outras moedas.
Desde abril de 2019, a taxa de câmbio utilizada nas operações de importação, o Câmbio Siscomex, passou ser informada pelo Banco Central pelo último dia útil anterior, conforme determina a legislação vigente. “Interpretação” da (Portaria SRF nº 87, de 25/01/1999 – DOU de 27/01/1999) e (Noticia Siscomex nº 016/2019 de 10/04/2019). Ou seja, numa segunda-feira a taxa vigente será a informada pelo BC na sexta-feira, e ela será fixa durante todo o dia.
Esta é uma das principais diferenças em relação ao que é aplicado nas cotações de outras moedas, cujas taxas de câmbio são definidas pelo mercado financeiro e têm oscilações ao longo do dia. Estas cotações têm influência de fatores como oferta e procura pelas moedas, movimentações privadas e até políticas.
A taxa cambial do Siscomex pode ser conferida no link www.bcb.gov.br e é atualizada sempre às 13 horas.