Uma troca de informações sobre temas econômicos, comerciais e investimentos entre o Mercosul e a União Européia. Este será um dos principais objetivos do encontro anual dos embaixadores dos estados-membros da União Europeia que será realizado no Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (4/12). O Estado foi escolhido pelo seu potencial econômico e pela localização estratégica em relação ao Mercosul.
Segundo o Embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignacio Ybañez Rubio, a relação da Europa com o Brasil é “íntima” tanto no aspecto cultural quanto histórico.
Essa sintonia abre muitas portas para as relações econômicas. Quem está na América do Sul precisa olhar para o Rio Grande do Sul, que não é apenas um estado brasileiro, mas também um estado integrado às culturas da Argentina, do Chile e do Uruguai”, destacou.
A missão liderada pela União Europeia conta com embaixadores da Alemanha, Áustria, Bélgica, de Chipre, da Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Finlândia, Grécia, Irlanda, de Luxemburgo, dos Países Baixos, da Polônia, de Portugal, da República Tcheca, Romênia e Suécia.
Além do destaque econômico, representado pelas oportunidades que acarretará no futuro o Acordo UE- Mercosul, Porto Alegre, a capital do estado, é o local ideal para ser visitada por europeus, observou Rubio. Ele lembrou que a cidade é fruto de influências culturais de diversos países que integram a UE. O evento será na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.