Encontrado o graneleiro que afundou na Indonésia

Equipes buscavam o Navio Nur Allya há seis semanas após envio de sinal de socorro

Navio graneleiro Nur Allya está desaparecido depois de ter enviado um sinal de pedido de socorro

As equipes de buscam finalmente localizaram o local onde o navio graneleiro Nur Allya afundou há seis semanas na Indonésia. Após uma pesquisa em milhares de quilômetros quadrados, a Comissão Nacional de Segurança em Transportes da Indonésia localizou o navio de propriedade da Gurita Lintas Samudra no mar de Halmahera, ao norte da ilha de Buru, na área de Maluku, localizada no coração do arquipélago indonésio.

O último contato do navio com o proprietário havia sido em 20 de agosto e logo após foi iniciada uma gigantesca operação de busca e salvamento. O navio carregava minério de níquel, uma carga perigosa e propensa a liquefação, quando afundou com 25 tripulantes a bordo. Nenhum membro da tripulação foi encontrado com vida.

Após o desaparecimento do Nur Allya, a Associação Internacional de Transporte a Granel (Intercargo) instou todas as empresas de transporte a tomarem “extrema cautela” ao aceitar, para transporte, minério de níquel e outras cargas com potencial de liquefação.

A mudança de carga relacionada à umidade e os incidentes em viagens, amplamente conhecidos como liquefação, continuam a ser uma grande preocupação para o transporte a granel seco”, afirmou a Intercargo em um comunicado.

Segundo a entidade, a liquefação de carga foi responsável por mais de 50% de todas as mortes a bordo de navios a granel seco na última década.