As equipes de buscam finalmente localizaram o local onde o navio graneleiro Nur Allya afundou há seis semanas na Indonésia. Após uma pesquisa em milhares de quilômetros quadrados, a Comissão Nacional de Segurança em Transportes da Indonésia localizou o navio de propriedade da Gurita Lintas Samudra no mar de Halmahera, ao norte da ilha de Buru, na área de Maluku, localizada no coração do arquipélago indonésio.
O último contato do navio com o proprietário havia sido em 20 de agosto e logo após foi iniciada uma gigantesca operação de busca e salvamento. O navio carregava minério de níquel, uma carga perigosa e propensa a liquefação, quando afundou com 25 tripulantes a bordo. Nenhum membro da tripulação foi encontrado com vida.
Após o desaparecimento do Nur Allya, a Associação Internacional de Transporte a Granel (Intercargo) instou todas as empresas de transporte a tomarem “extrema cautela” ao aceitar, para transporte, minério de níquel e outras cargas com potencial de liquefação.
A mudança de carga relacionada à umidade e os incidentes em viagens, amplamente conhecidos como liquefação, continuam a ser uma grande preocupação para o transporte a granel seco”, afirmou a Intercargo em um comunicado.
Segundo a entidade, a liquefação de carga foi responsável por mais de 50% de todas as mortes a bordo de navios a granel seco na última década.