Mitsui O.S.K. Lines (MOL) e e5 Lab estão trabalhando para desenvolver e promover embarcações com emissão zero de energia elétrica. As duas organizações concluíram um Memorando de Entendimento (MOU) para conduzir um estudo conjunto de um Pure Car Carrier (PCC) híbrido equipado com um sistema de célula a combustível de hidrogênio e baterias de grande capacidade (PCC híbrido a hidrogênio).
As empresas pretendem desenvolver um PCC híbrido a hidrogênio, que não emita dióxido de carbono (CO2), óxidos de enxofre (SOx), óxidos de nitrogênio (NOx) ou material particulado (PM). O objetivo é desenvolver um navio que tenha “zero emissões”, uma vez que sua força propulsora viria da eletricidade fornecida pelo sistema de célula a combustível de hidrogênio e baterias de grande capacidade.
Ao navegar em mar aberto, o motor do PCC híbrido a hidrogênio seria alimentado por um gerador movido a GNL e baterias de grande capacidade, resultando em emissões significativamente mais baixas do que as atuais embarcações equipadas com motores a diesel que funcionam com óleo pesado.
As empresas pretendem reduzir as emissões de CO2 em 50% por meio de tecnologia híbrida, energia alternativa, projeto do casco e melhoria na operação.
Ambas as empresas conduzirão primeiro estudos tecnológicos e de viabilidade comercial do PCC híbrido de hidrogênio e, quando obtiverem resultados positivos, passarão para a próxima fase de desenvolvimento conjunto de uma prática do PCC híbrido de hidrogênio com base nos resultados.