Empresas definem sobretaxas de congestionamento de reefers

ONE e CMA CGM anunciaram cobranças de até $ 1 mil dólares devido aos problemas causados pelo coronavírus

Foto Divulgação / ONE

Citando questões crescentes da cadeia de suprimentos causadas pelo coronavírus na China, a transatlântica japonesa Ocean Network Express (ONE) está instituindo uma sobretaxa de congestionamento de $ 1.000 dólares para container reefers que chegam a Shanghai e Tianjin. A notícia da ONE vem logo após a CMA CGM, da França, definir a cobrança de uma sobretaxa semelhante.

Em nota aos clientes, a ONE declarou: “Devido à lenta atividade de coleta de containers de entrada causada pelo surto de novo coronavírus e pela extensão dos feriados do Ano Novo Lunar, alguns terminais chineses, especialmente Xingang (Tianjin) e Shanghai, já estão enfrentando uma grave escassez de plugues frigoríficos disponíveis ”.

A ONE disse que pode precisar ajustar o plano de transporte original para remessas frigoríficas para Shanghai e Tianjin. Nesses casos, isso pode resultar na descarga de conteiners reefers em um porto alternativo sem aviso prévio. Quando for operacionalmente viável, a ONE disse que tentaria providenciar o transporte a partir do porto de descarga alternativo para o destino originalmente pretendido, sujeita à disponibilidade de novas fontes.

A ONE está incentivando os clientes a considerar uma mudança de destino para outros portos alternativos, especialmente para cargas sensíveis ao tempo, como mercadorias frescas e refrigeradas.

O novo custo de frigoríficos da CMA CGM custa $ 250 dólares a mais do que o ONE – e, em nota aos clientes na semana passada, além de Shanghai e Tianjin, a empresa também citou a escassez de plugues de frigoríficos em Ningbo.

O Conselho de Exportação de Aves e Ovos dos EUA disse na semana passada que os portos chineses ficaram sem espaço para containers refrigerados e os navios que transportam reefers de frango dos Estados Unidos para a China estão sendo desviados para portos em Hong Kong, Coréia do Sul, Taiwan e Vietnã.

Também na semana passada a MSC anunciou que estava com dificuldades para atender a demanda por containers reefers.