Em quatro dias, Aduana de SC libera mais de 14 milhões de máscaras

Cargas importadas da China foram recebidas em recintos alfandegados de São Francisco do Sul e Itapoá

Carga de máscaras descartáveis liberada pela equipe da Alfândega da Receita Federal no Porto de São Francisco do Sul | Foto: Receita Federal

A equipe da Alfândega da Receita Federal no Porto de São Francisco do Sul, no norte de Santa Catarina, liberou mais de 14 milhões de máscaras descartáveis nesta semana. Desde sábado (18), três cargas destinadas ao enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) foram recebidas em recintos alfandegados de São Francisco do Sul e Itapoá.

As mercadorias foram importadas da China e chegaram ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (SP). De lá, ocorreu o trânsito aduaneiro para SC, onde foram realizados os trâmites para a liberação e distribuição dos produtos.

Recebimento das cargas

Conforme a Receita Federal, a primeira carga de máscaras triplas descartáveis chegou em São Francisco do Sul no sábado, por volta das 7h15min. Os trâmites para desembaraço duraram em torno de 1h30min. Já a segunda remessa foi recebida em um porto seco da cidade na segunda-feira (20). As mercadorias chegaram às 14h e foram liberadas pela Aduana às 17h. Juntas, elas totalizaram mais de 8 milhões de unidades do item de proteção.

Além de máscaras de três camadas e do modelo N95, a segunda carga também incluía 1 milhão de kits-testes para detecção da Covid-19. De acordo com a RFB, foram necessárias oito carretas para o transporte dos produtos.

A Receita Federal está empenhada para atender o interesse público, realizando com rapidez a liberação das importações de cargas relacionadas ao combate à Covid-19”, ressalta o delegado da Alfândega no Porto de São Francisco do Sul, auditor-fiscal Edwilson Mota.

Nova remessa

A terceira remessa de máscaras descartáveis chegou em Santa Catarina nessa quarta-feira (22). O lote com 6,77 milhões de unidades foi liberado em um centro logístico integrado de Itapoá, município vizinho a São Francisco do Sul.

A entrada da carga no recinto alfandegado ocorreu por volta das 11h20min da quarta-feira. A liberação também foi concluída após aproximadamente 1h30min.

Maior agilidade nos procedimentos

As Alfândegas da Receita Federal em todo o país têm dado celeridade no desembaraço de cargas ligadas ao enfrentamento da Covid-19. O trabalho vem sendo pautado pela Instrução Normativa (IN RFB) nº 1.927/2020, que disciplinou os procedimentos de importação ligados ao combate e prevenção da pandemia.

 

Leia também outras notícias do OMDN relacionadas à Covid-19.