Em busca de navios mais ecológicos e econômicos, a Oldendorff Carriers assinou um contrato de pesquisa com o Centro de Bits e Átomos (CBA) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A empresa alemã Oldendorff, juntamente com a CBA, incluindo o Sea Grant Program do MIT, investigará melhorias disruptivas na propulsão e design de navios para atingir os requisitos da IMO 2030/50.
A ênfase inicial será direcionada à melhoria da eficiência hidrodinâmica, com base no trabalho que a CBA vem realizando com as indústrias aeroespacial e automotiva. Isso vai além da arquitetura naval tradicional para uma integração mais profunda de forma e função no design de navios. As áreas de pesquisa previstas incluem estruturas de transformação, camuflagem hidrodinâmica, camadas limites em movimento e fontes alternativas de energia.
Segundo a Clarkson Research, apenas cerca de 30% da frota mundial atualmente é composta de embarcações “ecológicas”. Desde 2013, a Oldendorff investiu US $ 3 bilhões em 90 novas embarcações ecológicas construídas na China, Coréia e Japão, que possuem motores com economia de combustível e emissões reduzidas de gases de efeito estufa, além de vários dispositivos de economia de combustível para reduzir o consumo e as emissões de carbono.
Hoje, mais de 95% da frota de Oldendorff e a maioria dos navios fretados são embarcações do tipo eco. A idade média dos 116 navios da frota fretada e com casco da Oldendorff é de 4,09 anos.
Com sede em Lubeck, Alemanha, a Oldendorff Carriers é proprietária e operadora privada de graneleiros. Opera uma frota de cerca de 700 embarcações em todo o mundo. A cada ano, esta frota transporta cerca de 320 milhões de toneladas de carga a granel e unitizada.