O cross-docking é um dos aspectos da cadeia de suprimentos que muitas empresas estão tirando proveito. Esta prática envolve entregar produtos de uma fábrica, por exemplo, diretamente ao consumidor ou à loja de varejo, sem muito manuseio ou tempo de armazenamento.
O cross-docking pode ser definido como uma operação do sistema de distribuição na qual os produtos de um veículo são recebidos, separados, e encaminhados para outro veículo”, define o gerente comercial da Agillog Transportes, Leonardo Emílio.
Uma explicação prática do cross-docking pode ser exemplificada quando um cliente não possui doca ou rampa para descarga de um container. “Assim descarregamos a mercadoria do container, e em seguida já carregamos em um veículo que seja apropriado para o recebimento do cliente”, explica Emílio.
“Outro ponto exemplo é quando a viagem é longa e está correndo a demurrage do container. O cross-docking permite o descarregamento imediato e a liberação do container para retornar à cidade de origem e ser devolvido no terminal” acrescenta o profissional da Agillog.
Na Agillog, esse serviço surgiu em novembro de 2017, quando a empresa iniciou a operação com armazenagem para atender a necessidade de alguns clientes. “Desde então o mesmo foi aumento o volume, e hoje muito mais empresas procuram esse tipo de serviço por dificuldade de recebimento, divisão da carga, onde cada parte vai para destino diferente”, lembra Emílio.
“Temos algumas situações em que indicamos o serviço aos nossos clientes, porém o correto é fazer uma análise de caso a caso para verificar se implementar esse serviço é viável, em muitos casos é possível até conseguir uma boa redução nos custos logísticos”, completa Leonardo Emílio.
Vantagens do cross-docking
- Conferência da carga
- Separação
- Palletização quando necessário
- Etiquetagem antes de chegar no cliente
- Averiguação da carga, para confirmar que a mesma chegue ao seu destino final sem falta ou avaria
- Redução de custo logística
Leia também…
Conheça os diferentes modelos de caminhões e suas utilidades