Quem atua com comércio exterior encontra nas grandes feiras oportunidades de negócios, prospecção de clientes e parcerias. Neste ano, com a pandemia de Covid-19, o calendário de exposições internacionais foi alterado, para garantir a segurança dos participantes. Em praticamente todos os setores, os eventos sofreram alterações nas datas. Enquanto alguns foram adiados para o segundo semestre de 2020, outros foram remarcados para 2021.
Por isso, o Portal OMDN lista algumas das principais feiras promovidas no Brasil e no exterior que foram adiadas. Confira:
Expo Riva Schuh e Gardabags – Itália
Dedicada ao setor calçadista, a Expo Riva Schuh adiou em um mês a edição de inverno. Com isso, a 94ª edição do evento e a 5ª Gardabags – envolvendo artigos de couro – ocorrerão entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2020. Segundo o presidente da Riva del Garda Fierecongressi, Roberto Pellegrini, a decisão foi estratégica e visa facilitar “o relançamento da cadeia de suprimentos” e incentivar a retomada dos negócios. Enquanto isso, de julho a novembro, serão realizadas webinares dedicados ao segmento.
Agreste Tex 2020 – Brasil
Prevista inicialmente para março, a Agreste Tex foi transferida para o segundo semestre. A feira, que alcança a 5ª edição em 2020, ocorrerá entre os dias 27 e 30 de outubro. Realizada em Caruaru, Pernambuco, a exposição organizada pelo Febratex Group é uma das maiores da indústria têxtil nas Américas.
Emitex, Confemaq e Simatex – Argentina
Referências também para o setor têxtil e de vestuário, a Emitex, Confemaq e Simatex foram adiadas para 2021. A Messe Frankfurt Argentina transferiu as três exposições para abril do ano que vem. Elas ocorrerão simultaneamente no Centro Costa Salguero, em Buenos Aires. Enquanto a Emitex e a Confemaq serão realizadas de 13 a 15 de abril, a Simatex começará um dia antes – entre 12 e 15 de abril.
Interplast – Brasil
A organização da Interplast, voltada ao segmento plástico, também anunciou uma nova data para a feira: 3 a 6 de novembro de 2020. A decisão foi baseada na incerteza sobre a pandemia estar controlada até agosto, quando estava prevista inicialmente. A exposição e o congresso ocorrem em Joinville, Santa Catarina.
Chinaplas – China
Também no setor plástico, a Chinaplas teve a data de realização alterada por duas vezes. Inicialmente, a 34ª Exposição Internacional estava prevista para abril de 2020, mas foi remarcada para agosto. Contudo, os organizadores optaram por transferir o evento para os dias 13 a 16 de abril de 2021. Além disso, também foi alterado o local da exibição, que será em Shenzhen, não mais em Shanghai.
Expointer – Brasil
Renomada no setor agropecuário e realizada tradicionalmente em agosto, a Expointer foi adiada em um mês. A feira sediada em Esteio, Rio Grande do Sul, está programada para os dias 26 de setembro a 4 de outubro de 2020. Protocolos sanitários já são analisados pelos organizadores, como aferição de temperatura dos visitantes e instalação de túneis de desinfecção.
Outras alterações de datas
Na lista de feiras brasileiras que também foram transferidas está ainda a Fiema (RS), Mec Minas (MG), Formóbile (SP), Febratex (SC), Exposibram (PA), Metalurgia (SC) e ABM Week (SP). No mundo, outras grandes exposições que sofreram alterações foram Energy Decentral e EuroTier (Alemanha) e Nampo Show (África do Sul).
A própria Feira de Cantão, que encerra nesta quarta-feira (24), também havia sido adiada. Inicialmente, a tradicional exposição chinesa deveria ocorrer em abril. Porém, foi remarcada para junho e em formato diferente: 100% virtual.
Quer saber a data de outras exposições internacionais? Confira em “Feiras“, na Comexpedia. Tem algum evento de grande porte, importante para o comex, que não foi listado pelo OMDN? Então comente abaixo!
Leia também:
Exposições e feiras virtuais são tendências na China