O impacto do coronavírus nas linhas de containers está sendo estimado em perdas de receita $ 300 milhões e $ 350 milhões de dólares por semana, informam analistas da Sea-Intelligence.
Em seu boletim semanal, a SeaIntel destacou que, com o fechamento prolongado das fábricas chinesas, níveis extremamente baixos de exportações estavam forçando o cancelamento em massa das viagens.
De acordo com o analista, em um “período de tempo muito curto”, as empresas haviam cancelado 31 travessias dos transpacíficos e na Ásia – Europa devido ao coronavírus, além das viagens canceladas durante o período do Ano Novo Chinês.
No transpacífico, cerca de 21 travessias foram canceladas, equivalendo a 198.500 TE de capacidade, além de 61 viagens canceladas no Ano Novo Chinês.
No comércio Ásia-Europa, onde são usados navios maiores, 10 travessias adicionais foram canceladas, com cerca de 151.000 TE de capacidade. As linhas já haviam cancelado 51 travessias durante o período de férias no comércio Ásia – Europa do Norte / Med.
Em termos reais, para linhas de containers, isso equivalerá a um impacto substancial nas receitas.
Em números redondos, estamos com um déficit de 300.000 a 350.000 TEU por semana no mercado. Novamente, em números muito redondos, se isso estiver em taxas médias de cerca de US $ 1.000 por TE, isso equivale a um déficit de receita para as operadoras de $ 300-350 milhões de dólares por semana ”, disse a SeaIntel.
Para remetentes que utilizam operações de backhaul, o resultado pode ser a falta de capacidade nas próximas semanas e, portanto, o aumento das taxas.