O surto de coronavírus deve atingir 1,7 milhão de TEUs, de acordo com uma pesquisa da Sea-Intelligence, empresa especializada com sede em Copenhague. Usando o que a consultoria admite como uma média “muito grosseira” de $ 1.000 dólares por TEU em tarifas de frete, a doença originada por Wuhan se traduz em um déficit de $ 1,7 bilhão de dólares nas receitas das transportadoras.
A perda de 1,7 milhão de TEUs é igual a 1% do volume global total em 2019, o que significa que o surto do vírus deve reduzir o crescimento global de containers em 2020 em 1 ponto percentual.
“Outra maneira de analisar isso é observar que os volumes globais de containers cresceram 0,7% em 2019. O Coronavirus, portanto, mais do que apagou o crescimento global completo observado em 2019”, observou a Sea-Intelligence em seu último relatório semanal.
As ramificações dessa queda nos negócios também serão sentidas nos portos e terminais. Qualquer container dá origem a 3,5 a quatro movimentos de manuseio nos terminais; portanto, a queda de 1,7 milhão de TEUs nos negócios provavelmente levará a um déficit de manuseio nos terminais ao redor do mundo de 6 a 6,8 milhões de TEUs.
A Maritime Strategies International acredita que o impacto será sentido mais profundamente nos negócios intra-asiáticos, onde as exportações chinesas para fabricantes estrangeiros desempenham um papel fundamental.
Dados da Sea-Intelligence no início deste mês sugerem que a doença está custando $ 350 milhões de dólares em linhas perdidas a cada semana.