Coronavírus: China intensificará cooperação internacional

Ministro das Relações Exteriores disse que país segue combatendo a epidemia

A equipe médica trabalha na UTI (unidade de terapia intensiva) do Hospital Zhongnan da Universidade de Wuhan em Wuhan, província de Hubei, China Central. Foto / Xinhua

A China aumentará a cooperação com a comunidade internacional na batalha contra o novo coronavírus (2019-nCoV) de maneira aberta, transparente e responsável, disse o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores Wang Yi, em uma conversa por telefone com o Ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul Kang Kyung-wha.

Kang disse que a Coréia do Sul avaliou de forma positiva os esforços do governo chinês para controlar a epidemia do novo coronavírus e as medidas na batalha contra o vírus.

Ele observou que os países vizinhos devem apoiar-se e ajudar-se mutuamente e disse que a Coréia do Sul está pronta para enfrentar junto com a China o desafio de reprimir a epidemia. A Coréia do Sul forneceria os recursos médicos necessários de acordo com as solicitações da China, acrescentou o ministro.

Do lado chinês, Wang disse que a China ativou um sistema nacional para conter o surto.

O povo chinês não tem medo de nenhuma dificuldade e tem a confiança e a capacidade de superar o surto epidêmico o mais rápido possível”, acrescentou Wang.

Recursos

O Ministério das Finanças da China (MOF) alocou 4,4 bilhões de yuans (cerca de $ 640 milhões de dólares) para as ações de combate ao coronavírus. O repasse incluiu um fundo adicional de 500 milhões de yuans (cerca de $ 72 milhões de dólares) para a província de Hubei, na China Central, que foi duramente atingido pelo novo surto de coronavírus.