Consórcio europeu desenvolverá sistema de navegação inteligente 

Tecnologias podem aumentar a segurança e reduzir o impacto climático no transporte marítimo

Foto de Nick Graham

O projeto de pesquisa Prepare Ships, liderado pelos Institutos de Pesquisa RISE da Suécia, desenvolverá um sistema de navegação inteligente que prevê as posições de outras embarcações por meio de machine learning (método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos). O objetivo é reduzir o risco de colisões e permitir uma navegação mais eficiente. O projeto recebeu recentemente financiamento por meio da European Global Navigation Satellite Systems Agency (GSA).

Um consórcio formado por parceiros suecos, noruegueses e alemães recebeu o aval ao projeto de pesquisa e inovação que aumentará a segurança e a eficiência no transporte marítimo. O objetivo da Prepare Ships é criar uma solução de posicionamento para aplicativos de navegação inteligente e conectados.

Hoje, uma das principais causas de colisões de navios é a falta de conhecimento da posição e intenção de outros navios. Ao ser capaz de prever posições futuras para embarcações nas proximidades com alta precisão de posição será possível tomar decisões mais inteligentes. Além de reduzir o risco de colisões, isso permite manobras mais eficientes em termos de energia das embarcações, o que contribui para reduzir o impacto ambiental do transporte marítimo.

Além do RISE, o projeto também inclui Telko (Noruega), SAAB (Suécia), ANAVS (Alemanha), (autoridade sueca de mapeamento, registro e registro de terras) e apoiado pela Stena Line (Suécia). O projeto dura 26 meses e começa em dezembro de 2019.

Leia mais…
Navios de carga elétricos e com emissão zero de poluentes