O Conselho de Gabinete do Panamá aprovou oficialmente a modificação da estrutura de pedágios do Canal do Panamá, seguindo a recomendação do Conselho de Administração da entidade. As decisões foram tomadas antes da posse do novo administrador.
A nova estrutura melhora a capacidade do Canal de fornecer um serviço competitivo e confiável para a comunidade marítima e de transportes global. As mudanças aprovadas alteram as tarifas de navios graneleiros Neopanamax que transportam minério de ferro; Navios a granel seco Neopanamax que transitam em lastro, transportadores de veículos e navios graneleiros líquidos (incluindo navios-tanque e navios-tanque, navios-tanque químicos, navios de gás liquefeito de petróleo (GPL) e de gás natural liquefeito (GNL).
As emendas aprovadas também incluem ajustes feitos em resposta a comentários recebidos durante o período formal de consulta e que foram submetidos durante a audiência de pedágio em 24 de julho.
Esses ajustes excluem a modificação de pedágio proposta para o segmento de passageiros, que continuará sendo cobrada de acordo com a estrutura atual. Além disso, considerou-se adiar a data de implementação dos pedágios aplicáveis a determinados segmentos até abril e maio de 2020.
Como ficaram os pedágios do Canal do Panamá
Segmento de granéis secos: os pedágios cobrados aos navios Neopanamax que transportavam minério de ferro foram equalizados com os pedágios estabelecidos para grãos e outras cargas a granel. Inclui um aumento de pedágio para navios graneleiros Neopanamax que transitam com lastro.
Segmento de navios porta-containers: duas novas categorias foram incorporadas ao Programa de Fidelidade, com o objetivo de incentivar a implantação de maiores volumes de carga e serviços adicionais por meio da rota interoceânica.
Containers no convés: nova taxa por TEU para navios que transportam containers no convés, que não pertencem ao segmento de containers, permitindo uma cobrança diferenciada para Containers vazios, secos ou refrigerados.
Transporte de veículos e segmento RoRo: as portagens cobradas foram modificadas e as faixas de tamanho dos navios (tonelagem CP / SUAB) foram revisadas para diferenciar com mais precisão a frota atual. De acordo com as recomendações recebidas, as portagens apresentadas na proposta original foram ajustadas para os navios Neopanamax.
Petroleiros, petroleiros, navios de GPL e GNL: as estruturas de pedágio permanecem inalteradas; no entanto, propõem-se ajustes de pedágio para alinhar mais de perto com o valor da rota.
Embarcações menores e turismo local: revisado para considerar os recursos utilizados em trânsito.