Os caminhões são parte vital da economia brasileira. A capacidade de transportar mercadorias de um lugar para outro sempre será necessária para que o comércio aconteça. Existem vários modelos de caminhões necessários para lidar com diferentes cargas. De itens manufaturados a produtos agrícolas, de longas distâncias a percursos urbanos, os veículos realizam trabalhos específicos que atendem às diversas necessidades.
Além da correta utilidade, os caminhões também precisam respeitar a legislação, definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e os limites de peso que foram estipulados para preservar a infraestrutura das estradas.
O respeito a estes limites também contribui para a preservação das frotas, manutenção e consumo de combustíveis”, lembra o diretor operacional da Agillog Transportes, Leandro Coelho.
A escolha do veículo pela empresa transportadora sempre é feita a partir das necessidades do cliente, carga que será transportada e da rota que será realizada. “Para cada situação deve-se traçar uma solução que atenda a estas particularidades. As cargas consideradas dentro dos padrões têm um processo mais simples, mas em algumas situações é preciso um planejamento mais detalhado para realizar o transporte com segurança e eficiência”, reforça Coelho.
Os caminhões utilizados no Brasil podem ser divididos em duas categorias: para cargas leves e para cargas pesadas.
Caminhões para cargas leves
Toco ou caminhão semipesado – recomendado para entregas fracionadas, rápidas e de difícil acesso para veículos de grande porte. Características técnicas: capacidade de até 6 toneladas, tem peso bruto máximo de 16 toneladas, comprimento máximo de 14 metros e largura de 2,65 metros.
Truck ou caminhão pesado – recomendado para entregas dedicadas de grande volume. Características técnicas: capacidade de 10 a 14 toneladas, peso bruto máximo de 23 toneladas e comprimento de 14 metros e largura de 2,65 m, como no caminhão toco.
Caminhões para cargas pesadas
Carreta de 2 eixos – recomendado para cargas leves e de grande volume, geralmente utilizada no transporte de contêineres vazios de um terminal ao outro devido ao menor gasto, com um eixo a menos de rodagem. Características técnicas: peso bruto máximo de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros e largura máxima de 2,98 metros
Bitrem ou treminhão – recomendado para cargas de grande peso e a granel sólido. Ideal para o agronegócio com cargas de soja e milho, devido à sua forma de armazenamento. Características técnicas: peso bruto total de 57 toneladas e combinação de veículos num total de sete eixos. Comprimento mínimo a 19,80 metros e máximo de 30 metros.
Rodotrem – recomendado para cargas de grande peso. Deve ser tracionado por um cavalo-mecânico trucado e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET). Características técnicas: peso bruto total de 74 toneladas e combinação de veículos num total de nove eixos. Comprimento mínimo de 25 metros e máximo de 30 metros.