Os caminhões são parte vital da economia brasileira. A capacidade de transportar mercadorias de um lugar para outro sempre será necessária para que o comércio aconteça. Existem vários modelos de caminhões necessários para lidar com diferentes cargas. De itens manufaturados a produtos agrícolas, de longas distâncias a percursos urbanos, os veículos realizam trabalhos específicos que atendem às diversas necessidades.
Além da correta utilidade, os caminhões também precisam respeitar a legislação, definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e os limites de peso que foram estipulados para preservar a infraestrutura das estradas.
O respeito a estes limites também contribui para a preservação das frotas, manutenção e consumo de combustíveis”, lembra o diretor operacional da Agillog Transportes, Leandro Coelho.
A escolha do veículo pela empresa transportadora sempre é feita a partir das necessidades do cliente, carga que será transportada e da rota que será realizada. “Para cada situação deve-se traçar uma solução que atenda a estas particularidades. As cargas consideradas dentro dos padrões têm um processo mais simples, mas em algumas situações é preciso um planejamento mais detalhado para realizar o transporte com segurança e eficiência”, reforça Coelho.
Os caminhões utilizados no Brasil podem ser divididos em duas categorias: para cargas leves e para cargas pesadas.
Caminhões para cargas leves
Veículo Urbano de Carga (VUC) – recomendado para entregas de urgência e em lugares com restrição de veículos de maior porte, tem melhor acessibilidade para entrega. Características técnicas: largura máxima de 2,2 metros; comprimento máximo de 6,3 metros e limite de emissão de poluentes. A capacidade de 3 toneladas.
Toco ou caminhão semipesado – recomendado para entregas fracionadas, rápidas e de difícil acesso para veículos de grande porte. Características técnicas: capacidade de até 6 toneladas, tem peso bruto máximo de 16 toneladas, comprimento máximo de 14 metros e largura de 2,65 metros.
Truck ou caminhão pesado – recomendado para entregas dedicadas de grande volume. Características técnicas: capacidade de 10 a 14 toneladas, peso bruto máximo de 23 toneladas e comprimento de 14 metros e largura de 2,65 m, como no caminhão toco.
Caminhões para cargas pesadas
Cavalo mecânico ou caminhão extrapesado – cabine, motor e rodas de tração do caminhão com eixo simples (apenas 2 rodas de tração) formam um conjunto que pode ser engatado em vários tipos de carretas e semi-reboques.
Cavalo mecânico trucado ou LS – LS é o tipo da carreta, específico para cavalo trucado. Segue o mesmo conceito do cavalo mecânico, porém conta com um eixo duplo em seu conjunto. Recomendado para cargas com peso até 32 toneladas de carga liquida, respeitando os limites por eixo.
Carreta de 2 eixos – recomendado para cargas leves e de grande volume, geralmente utilizada no transporte de contêineres vazios de um terminal ao outro devido ao menor gasto, com um eixo a menos de rodagem. Características técnicas: peso bruto máximo de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros e largura máxima de 2,98 metros
Carreta de 3 eixos – recomendado para cargas até 25 toneladas liquidas, respeitando seu limite de eixo por rodagem. Características técnicas: peso bruto máximo de 41,5 toneladas, comprimento máximo de 18,15 metros e largura máxima de 2,98 metros.
Carreta cavalo trucado LS – seu eixo é redirecionado para o final do reboque para melhor distribuição do peso, específico para cavalo trucado. Características técnicas: peso bruto máximo de 45 toneladas e comprimento máximo também de 18,15 metros e largura máxima de 2,98 metros.
Bitrem ou treminhão – recomendado para cargas de grande peso e a granel sólido. Ideal para o agronegócio com cargas de soja e milho, devido à sua forma de armazenamento. Características técnicas: peso bruto total de 57 toneladas e combinação de veículos num total de sete eixos. Comprimento mínimo a 19,80 metros e máximo de 30 metros.
Rodotrem – recomendado para cargas de grande peso. Deve ser tracionado por um cavalo-mecânico trucado e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET). Características técnicas: peso bruto total de 74 toneladas e combinação de veículos num total de nove eixos. Comprimento mínimo de 25 metros e máximo de 30 metros.