Conexão China-Europa ultrapassa marca de 10.000 trens de carga

Desde que foi lançada em 2011, 10.412 já passaram pelo Porto de Alashankou, informam as autoridades

Os funcionários da alfândega de Alashankou verificam os containers transportados pelo China Railway Express no porto de Alashankou, na fronteira da China com o Cazaquistão [Foto / IC]

O número de trens de carga China-Europa que passam pelo porto de Alashankou, na região autônoma de Xinjiang Uygur, no noroeste da China, fronteira com o Cazaquistão, ultrapassou a marca dos 10.000 pela primeira vez desde 2011, informam as autoridades locais.

As estatísticas da alfândega de Alashankou indicam que, em 23 de setembro, um total de 10.412 trens de carga já haviam passado pelo porto, onde o primeiro trem de carga China-Europa passou há nove anos.

O porto se transformou em uma grande passagem para trens de carga para o oeste em 14 rotas principais, chegando a países europeus como Alemanha, Polônia e Rússia, segundo o relatório.

Com a expansão das linhas de trem de carga China-Europa, os produtos transportados por esses trens também se diversificaram. Entre os produtos transportados estão eletrônicos, impressoras e laptops e outros 200 tipos, incluindo alimentos, vinho, carros e roupas, enquanto o valor agregado pela indústria de transportes aumentou significativamente.

Uma série de medidas foram tomadas para facilitar os trens de carga entre a China e a Europa. Isso inclui a criação de janelas de serviço especiais, o fornecimento de prioridades de verificação e aprovação e a implementação de um cronograma 24 horas por dia, 7 dias por semana, para obter operações sem interrupção por 365 dias, informa a alfândega de Alashankou.

No início da operação o desembaraço aduaneiro demorava até dois dias e agora leva meia hora.

O trem de carga China-Europa, também conhecido como China Railway Express, é uma rede de serviços ferroviários que transportam carga entre a China e a Europa via Ásia Central.

Leia também…
Como escolher o melhor tipo de transporte de carga?