O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes (SC) está prestes a concretizar mais uma etapa relacionada à nova Bacia de Evolução. Em maio, uma nova fase de testes deve iniciar na estrutura, envolvendo embarcações maiores. As manobras especiais serão voltadas a navios de até 350 metros de comprimento por 48,5 metros de boca (largura). No cronograma, estão previstos “gigantes” de até 337 metros que já operam na costa brasileira.
Assim como ocorreu nos testes com navios de até 306 metros, serão ao menos 12 manobras especiais. Seis delas serão realizadas com giro na saída, enquanto as outras seis ocorrerão com evolução na entrada e atracação com manobra de ré. Porém, há a possibilidade de chegar a 24 manobras. Nesses dias, o canal de acesso aquaviário ao complexo será interrompido durante duas a três horas.
As manobras serão acompanhadas pelas autoridades portuárias e marítima, profissionais da praticagem e empresas de rebocadores.
Conquista comemorada pelo setor
A liberação para manobras especiais de embarcações maiores tem sido uma conquista gradual do complexo portuário. A primeira autorização pela Marinha foi obtida em janeiro, para navios de até 306 metros, enquanto a segunda ocorreu em abril. “Estamos dando mais um passo para garantir o futuro do Complexo Portuário de Itajaí e, assim, nos enquadrarmos no mesmo nível de competição com os outros portos nacionais”, ressalta o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles.
Para o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, a liberação para navios de até 350 metros representa um avanço para a economia catarinense. “Teremos agora um dinamismo ainda maior no segmento portuário e em toda a cadeia logística, proporcionando melhores condições operacionais e alternativas às linhas de navegação, estimulando o desenvolvimento econômico e gerando empregos. A infraestrutura adequada estimula a expansão da atividade portuária, proporcionando segurança e eficiência”, avalia Ribas.
A nova Bacia de Evolução contempla 500 metros de diâmetro e 14 metros de profundidade. “A possibilidade de atender os navios maiores significa manter Itajaí na rota das principais linhas globais e permitirá que nossos clientes agreguem ainda mais valor às suas operações”, reitera o diretor-superintendente da APM Terminals, Aristides Russi Junior.
Obras na Bacia de Evolução
A primeira fase da obra totalizou R$ 174,6 milhões. Desse montante, 74% (ou R$ 129 mi) foram investidos pelo governo catarinense, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura. O restante do valor foi desembolsado pelos portos de Itajaí (R$ 40,1 milhões) e Navegantes (Portonave – R$ 5,5 milhões).
Desde setembro de 2019, iniciaram as tratativas para a segunda etapa das obras na Bacia de Evolução. O objetivo é possibilitar a operação de navios entre 366 e 400 metros de comprimento e 65 metros de largura. Conforme a Superintendência do Porto de Itajaí, a nova fase já possui previsão de recursos da União, por meio do Plano Plurianual (PPA), em aproximadamente R$ 250 milhões. A obra também já está projetada e possui licenciamento ambiental.
Histórico da nova Bacia de Evolução:
- Dezembro de 2012 – Iniciam estudos e simulações para a nova Bacia de Evolução;
- Abril de 2013 – Realizado o projeto básico de engenharia com estudos de viabilidade técnica e econômica;
- Dezembro de 2014 – Licitação da primeira fase do projeto. Proposta vencedora foi de R$ 103,9 milhões, com investimento do governo estadual;
- Março de 2015 – Apresentada ordem de serviço e projeto executivo da obra;
- Março de 2016 – Oficializada ordem de serviço para os trabalhos, que iniciaram um mês depois;
- Março de 2018 – Aprovado aditivo de contrato em mais de R$ 25 milhões para a primeira fase dos trabalhos;
- Início de 2019 – Ocorre em São Paulo o processo de simulações náuticas. Posteriormente, são realizados treinamentos da praticagem em Rotterdam (Holanda);
- Março de 2019 – Encerrado o contrato entre empresa responsável pelas obras e Governo do Estado;
- Maio de 2019 – Superintendência do Porto de Itajaí assume investimentos para conclusão da primeira fase, com assinatura de aditivo no valor de R$ 40 milhões;
- Junho de 2019 – Mobilização para a draga “Backhoe” retomar os trabalhos de dragagem na nova bacia. O aporte foi de R$ 5,5 milhões, feito pela Portonave;
- Setembro de 2019 – Obras são concluídas, com a Bacia de Evolução apta a receber navios de até 336 metros de comprimento. Inicia-se o processo para autorização das manobras experimentais (especiais). Também começam os trâmites para a segunda fase das intervenções, para que complexo possa receber embarcações de até 400 metros;
- 16 de janeiro de 2020 – Primeira manobra especial, com navio de 300 metros, é realizada na nova área. Etapa de testes seguiu até março;
- Abril de 2020 – Marinha autoriza nova fase de manobras especiais, desta vez com navios maiores;
- Maio de 2020 – Previsão para início dos testes com embarcações de até 350 metros de comprimento.