Transportar uma mercadoria que possui medidas e peso acima do padrão requer uma logística diferenciada e um container adequado. Opções como o flat rack, open top e platform são as mais utilizadas nesse tipo de situação, acomodando as cargas superdimensionadas. Com o flat rack, por exemplo, é possível fazer o carregamento pelas laterais e pela parte superior do container, pois ele tem apenas as paredes frontais. Já o open top não possui teto, comportando itens de altura elevada. O platform (ou plataforma) conta somente com o piso reforçado, permitindo dimensões mais elevadas.
Porém, antes de escolher o container, é necessário fazer uma análise da operação. Por ocupar um espaço maior no navio e necessitar de tratamento especial, esse tipo de carga precisa da aprovação do armador e do porto. Como ela não é rotineira, nem sempre é fácil obter os equipamentos adequados ou localizar um transportador que a embarque. Por isso, exportadores ou agentes de carga devem primeiro verificar as opções mais viáveis para que a mercadoria possa ser conduzida ao destino.
Também é preciso atenção com outras etapas, como no transporte rodoviário. É importante observar se será necessário contratar veículos especiais ou obter autorizações para o deslocamento.
A complexidade do processo impacta também nas despesas, que costumam ser mais elevadas do que as remessas rotineiras. Dependendo da carga, o espaço ocupado no interior de um navio pode ser equivalente a dois ou três containers padrões. Isso faz com que os armadores repassem o custo ao cliente, aumentando o preço do frete, por exemplo.
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