Os containers revolucionaram a maneira como a carga é transportada em navios através dos oceanos. A conteinerização não apenas ajudou a garantir a segurança da carga, mas também melhorou a capacidade geral dos navios. Como resultado, containers de diferentes tipos são produzidos e utilizados para o transporte de uma variedade de cargas em todo o mundo. Mas afinal, como são feitos os containers?
Alguns dos tipos mais usados de containers são os de 20 pés, 40 pés e refrigerados (Reefers). Os containers são feitos de aço e têm tampo fechado com portas com dobradiças. Eles possuem paredes corrugadas nos lados superior e inferior, e são soldados nos trilhos e nos quadros finais. Além do aço também são feitos de alumínio, polímero reforçado com fibra ou uma combinação de todos.
Segundo a Big Steel Box, empresa especializada na área, a produção de um container começa com um grande rolo de aço, que é desenrolado e cortado em várias folhas. Isso é feito em fábricas dedicadas com sistemas de máquinas tecnicamente avançados.
– A preparação da superfície dessas chapas de aço é realizada com jateamento de areia e priming para remover ferrugem, sujeira e contaminantes.
– As folhas são então onduladas (corrugadas) para melhorar a resistência geral.
– Painéis de teto e suspensórios são feitos separadamente e folhas para painéis de parede são soldadas.
– Tubos quadrados são soldados no topo das paredes.
– Feito isso, os painéis de piso são montados para formar uma estrutura de piso.
– A montagem da porta e o poste do canto também são preparados separadamente.
– O conjunto da porta é então instalado na estrutura do piso, seguido pela instalação de painéis de parede.
– Os postes de canto, os painéis de parede e a montagem da porta são soldados.
– O painel do teto é então montado e soldado.
– Uma vez instalados no piso do container, são feitos furos para fixar os painéis do piso.
– O hardware da porta é finalmente instalado juntamente com os vedantes de borracha para portas estanques.
– O fundo do recipiente é então impermeabilizado, seguido de testes.
– Finalmente, a caixa é inspecionada.