O transporte interestadual de cargas é indispensável no sistema de frete do Brasil. De acordo com dados fornecidos pela Confederação Nacional de Transporte, os caminhões de carga transportam a maior parte do frete no território brasileiro (61%) e movimentam a economia nacional. São quase 150 mil empresas e mais de 500 mil motoristas autônomos. É uma indústria importante e sujeita a diversas particularidades que devem ser observadas para se evitar problemas, como, por exemplo, a atenção aos documentos.
O Diretor da Agillog Transportes, Ricardo Ramos, confirma o check-list necessário para o transporte interestadual de cargas:
– NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)
– MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais)
– Danfe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica)
– CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico)
– Dacte (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico)
– RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas)
– CIOT (Código Identificador de Operação de Transporte)
A verificação desta lista é fundamental para reduzir falhas e ajuda a garantir consistência e integridade na execução da tarefa. Garante organização e segurança para dar seguimento nos processos burocráticos que envolvem o setor”, comenta Ramos.
A experiência das empresas que atuam com o transporte interestadual de cargas é importante e a competência delas contribui para se impedir contratempos. Além da orientação aos contratantes, as transportadoras também podem ser penalizadas em caso de irregularidade. De acordo com Resolução 4.799/2015 as infrações são punidas com advertência, multa (que variam entre R$ 550 a R$ 10,5 mil), suspensão e cancelamento da inscrição da RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas), o que significa a paralisação das operações.
“Com todos os documentos em dia evitamos dificuldades para o motorista, a apreensão do veículo, e principalmente, mantemos uma prestação de serviço eficiente, com a entrega das mercadorias dentro dos prazos estabelecidos”, reforça o diretor da Agillog.