A escolha sobre o tipo de transporte é uma decisão importante para quem vai importar ou exportar e precisa planejar este processo. Além dos custos, a urgência da remessa, o valor das mercadorias embarcadas e o tamanho e peso das mercadorias precisam ser avaliados na definição da forma de transporte.
O diretor comercial da Ethima Logistics, Rafael Schneider, dá algumas orientações sobre os fatores que influenciam nesta escolha. Características da carga e quantidade que será movimentada são alguns pontos importantes nesta avaliação.
Como definir o melhor tipo de transporte
Transporte aéreo
O transporte aéreo tem alguns benefícios que podem ser determinantes por sua escolha. Oferece um transporte mais rápido, menor manuseio das cargas, chegadas e partidas confiáveis e um nível aprimorado de segurança para a carga. Desta forma, acaba sendo mais recomendado para o transporte urgente de cargas pequenas, sensíveis e de alto valor agregado, como eletrônicos, celulares, tablets, partes e peças de reposição de linhas de produção, médicos hospitalares, medicamentos, amostras, obras de arte, entre outras.
Os benefícios do transporte aéreo devem ser avaliados em relação aos seus custos, limitações de tamanho e peso, e ainda a legislação dos órgãos reguladores sobre o que pode e o que não por ser transportador por via área.
Transporte marítimo
O transporte marítimo é adequado para uma grande variedade de produtos que podem ser transportados com longos prazos de entrega. Este modal é adequado para transportes de longa distância de cargas com peso que pode variar e atingir até 27 toneladas e volumes até 68 metros cúbicos por container. Um único navio porta-container pode transportar mais de 20 mil TEUs. Entre todos os modais é o de menor impacto ambiental e tem uma extensa cobertura em todo o mundo. Por causa do tamanho ou volume, existem vários tipos de cargas que tem no transporte marítimo a opção para serem economicamente viáveis. Este modal é o mais barato, mas também o mais lento.
Outro benefício é que enquanto tamanho e peso podem ser um problema em outros modais, não é para o frete marítimo. O transporte por navios costuma ser usado para transportar mercadorias compradas em escala, maquinários, produtos acabados, semiacabados ou brutos. Grandes cargas são transportadas por mar com containers exclusivos para um só exportador ou importador. Essa modalidade de transporte é chamada “Full Container Load”, ou FCL. É utilizada não apenas quando há necessidade por causa do peso e do volume, mas também quando a carga deve ser transportada separadamente, como químicos, alimentícios, vinhos, pneus, ou quando necessita de acomodação especial, como máquinas industriais de médio e grande porte.
Transporte rodoviário
Custo (x) efetividade, entrega rápida e programada, entregas locais, transfronteiriças, longas ou curtas, mesmo em áreas rurais, serviço flexível, economia no custo de embalagem em comparação com outros modais, rastreamento de carga e veículo, e serviço porta a porta estão entre alguns dos benefícios do transporte rodoviário e que podem influenciar na decisão por sua escolha.
No entanto, o transporte de caminhões é limitado quanto ao que pode ser transportado pelo tamanho dos veículos utilizados e por restrições de tamanho e peso. Clima, condições da estrada e trânsito também são questões que devem ser avaliadas.
Transporte ferroviário
Outro meio de transporte que também é considerado uma opção ambientalmente favorável é o ferroviário. Os trens queimam menos combustível por tonelada/quilômetro do que os veículos rodoviários e um trem, que pode ter até cem vagões, só precisa de um motorista. Existem, no entanto, alguns custos adicionais que são incorridos numa viagem de comboio: em cada extremidade do trânsito ferroviário, será necessária uma entrega por estrada, e haverá um custo de elevação para transferir o contentor entre o comboio e o veículo rodoviário.
Entre os benefícios deste modal podem ser citados: tempos e horários de confiáveis, transporte terrestre mais eficiente, pois, um trem pode equivaler a 400 caminhões, entregas rápidas e econômicas em longas distâncias, histórico de segurança e contribui até para o alívio no trânsito rodoviário, reduzindo as emissões de gases poluentes.
Embarques consolidados
Há situações em que a carga é muito grande para ser transportada em avião e muito pequena para ir de navio. Quando isso ocorre, qual é a solução? Schneider explica que nesse caso, “o embarque pode ser marítimo, na modalidade “Less Container Load”, ou LCL, também conhecido como embarque consolidado”. Dessa forma o importador ou exportador pode dividir o espaço de um container com outros importadores e exportadores e otimizar os custos.
Situações especiais
Como em toda atividade, os imprevistos acontecem e podem mudar todo o planejamento prévio.
Nestas ocasiões o conselho do especialista é estudar novamente as variáveis de cada modal e tomar a decisão, que muitas vezes não estará embasada apenas na característica da carga, mas na necessidade e urgência.
Leia também…
Transporte rodoviário: seis etapas para garantir eficiência
Qual a importância do transporte rodoviário na intermodalidade?
Transporte marítimo: como os armadores determinam a melhor rota?
Como calcular o peso cubado no transporte aéreo