Os modernos navios cargueiros se apresentam de todas as formas e tamanhos e são projetos para transportar uma enorme variedade de cargas. Os tipos de navios podem ser divididos em seco, líquido e especializado e suas subcategorias. Seco para granel, geral e breakbulk, contêineres, reefer e Ro-Ro; líquido para petróleo, produtos químicos e gases liquefeitos; e especializados que incluem passageiros, gado e carga pesada/projetos. Devido a capacidade de movimentar grandes volumes os navios acabam sendo o meio mais utilizado no transporte internacional de cargas. Abaixo você confere uma lista dos navios mais comuns utilizados pela marinha mercante.
Esses navios tem geralmente quatro ou cinco porões. São conhecidos por serem polivalentes. Usados no transporte de mercadoria diferentes, carga geral, granel, contêineres e alguns navios também podem ter espaços refrigerados para carga perecível. O navio de carga geral tem em média cerca de 500 pés de comprimento. Normalmente é equipado com guindastes usados para carregar e descarregar o navio.
Como os navios de carga geral, os graneleiros tem grandes escotilhas hidráulicas que cobrem os porões, mas não tem nenhuma estrutura suspensa. Os graneleiros são usadas para produtos como grãos, minério, lascas de madeira, etc., que podem ser despejadas em um porão. Eles vão carregar e descarregar em terminais portuários especiais para este tipo de cargas. Às vezes, os porões devem ser lavados a vapor pelos trabalhadores quando o navio está configurado para transportar uma carga diferente da que descarregou. O navio graneleiro médio é de cerca de 800 metros de comprimento.
Esses navios são projetados para transportar grandes contêineres de aço que normalmente têm 20 pés ou 40 pés de comprimento, oito pés de largura e dois metros de altura. Nestes navios as cargas geralmente chegam em caminhões e são carregadas e descarregadas por grandes guindastes. Navios de contêineres são limitados a portos que possuem terminais de contêineres. A vantagem do uso de contêineres é que toda a carga em cada contêiner será destinada a algum local longe do porto que é levado para lá, seja por caminhão ou por trem. Isso acaba com os armazéns que são necessários para os navios de carga geral, onde a carga é dividida e carregada em trailers ou vagões. Navios porta-contêineres vêm em muitos tamanhos diferentes; alguns agora são incrivelmente grandes.
São navios projetados para transportar uma carga refrigerada geralmente compreendendo produtos perecíveis, como frutas ou carnes. A carga é arrumada em porões que são então selados e controlados por temperatura. Os navios frigoríficos tradicionais foram em grande parte substituídos pela utilização de contentores frigoríficos que podem ser transportados a bordo de um contentor. Os contêineres reefers só precisam de uma fonte de energia para funcionar, embora normalmente sejam carregados para permitir que a equipe os inspecione durante a viagem.
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Estes são enormes navios que nada mais são do que garagens de estacionamento flutuantes. Se caracterizam pelo transporte de cargas que adentram o navio por seus próprios meios, geralmente automotores. Eles podem armazenar entre 2.000 e 4.000 veículos. As rampas são baixadas do lado do navio e os veículos são embarcados ou retirados. O tamanho médio destas embarcações é de cerca de 600 metros de comprimento, 100 metros de largura e mais de 100 metros de altura.
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Embora o petroleiro mais comum transporte petróleo, existem outros navios que transportam tipos diferentes de líquidos e gases. Pode-se apontar um petroleiro pela grande quantidade de tubulação à frente do convés principal. A tubulação é para carregar e descarregar a carga. Não haverá grandes tampas de escotilha, como os navios de carga geral e granéis. Os petroleiros vêm em todos os tamanhos, com os maiores sendo super-tanques com quase 400 metros de comprimento e mais largos que um campo de futebol. Há poucos portos em que os superpetroleiros podem entrar e, portanto, são quase totalmente carregados e descarregados das estações de bombeamento em terra.
São usados para o transporte de gás natural ou gás liquefeito. Internamente são muito sofisticados e de alta tecnologia, o que resulta em um alto custo de construção. São identificados rapidamente porque no seu convés são visíveis os grandes tanques cilíndricos esféricos ou a cobertura alta para o novo sistema de transporte conhecido como "Sistema Technigaz".
É um tipo de navio-tanque projetado, construído ou adaptado para transportar a granel qualquer produto líquido. Assim como produtos químicos industriais e produtos petrolíferos limpos, esses navios também costumam transportar outros tipos de carga sensível que exigem um alto padrão de limpeza de tanques, como óleo de palma, óleos vegetais, sebo e metanol.
Para muitas pessoas os barcos de pesca são pequenas embarcações, mas no mundo industrial de hoje muitos desses navios são tão grandes quanto alguns navios e, em alguns casos, são navios de carga geral convertidos em pesqueiros. Estas embarcações se subdividem em:
Barcos de pesca - Podem ter até 90 pés e terão porões refrigerados.
Processadores - Estes navios não só pescam, mas também dentro deles há uma fábrica para processar completamente o peixe. O deck da fábrica estará bem embaixo do convés principal e os peixes entrarão e serão limpos, preparados e embalados.
Estes são os navios que usados pela indústria petrolífera na perfuração offshore. Incluem barcaças de trabalho, barcos de abastecimento e navios de oleoduto. As embarcações de oleodutos terão enormes rolos de tubulação que conectam o poço de petróleo em alto-mar com uma instalação terrestre.
Atualmente, os navios de passageiros são usados principalmente como navios de cruzeiro, mas ainda há alguns navios de passageiros que transportam pessoas de porto em porto para fins de transporte coletivo, em vez de passeios turísticos. Alguns navios de carga também incluirão quartos para passageiros, porque se um navio tiver passageiros, em muitos portos, é permitido atracar antes de outros navios.
Estes ainda estão em uso em lugares onde as pontes não podem ser construídas ou são inexistentes. Alguns cruzam pequenos trajetos, enquanto alguns navegam longas distâncias, como a balsa do Alasca. As balsas vêm em todos os tamanhos; desde o pequeno para o transporte de passageiros até os enormes ferries do tamanho de navios de contentores que são usados no norte da Europa.
Estes são navios sem energia que exigem um rebocador para se mover. As barcaças são usadas para transportar diferentes cargas como grãos, minério, contêineres e até líquidos e gases. Há também barcaças para muitos outros fins; barcaças vivas, barcaças de trabalho e barcaças de guindaste para citar alguns.
Existem muitos navios que são construídos ou convertidos para fins especializados, como dragagem, exploração, construção offshore, navios de trabalho (usados para servir de habitação para trabalhadores em áreas onde não há alojamentos em terra), ou para cargas especializadas.
O termo é especialmente usado para navios empregados por marinhas para treinar futuros oficiais e marinheiros. Essencialmente, existem dois tipos: os usados para treinar no mar e os velhos usados para abrigar salas de aula.
Um navio-guindaste, guindaste ou guindaste flutuante é um navio com um guindaste especializado no levantamento de cargas pesadas. As maiores embarcações de guindaste são usadas para construção offshore. Monocascos convencionais são usados, mas os maiores navios-guindaste são frequentemente catamarãs ou semi-submersíveis, pois têm maior estabilidade. Em um guindaste de garupa, o guindaste é fixo e não pode girar, e o barco, portanto, é manobrado para colocar cargas.
Estas embarcações são usadas para remover sedimentos do fundo dos portos, proporcionando uma maior profundidade. O mesmo trabalho é realizado na foz de rios navegáveis, pois, periodicamente é preciso retirar os sedimentos que são arrastados ao longo do leito. Os sistemas de drenagem são variados, podendo ser por baldes, guindastes ou simplesmente escavando até o fundo para coletar a areia.
Estes são pequenos navios que geralmente têm dois motores poderosos. Os rebocadores são usados para mover, na maioria dos casos, para atracá-los.
Uma embarcação de bombeiros é uma embarcação especializada com bombas e bicos projetados para combater incêndios no litoral e em navios em alto mar.