O comércio exterior da China aumentou 3,4% em 2019 chegando a 31,54 trilhões de yuans (cerca de $ 4,6 trilhões de dólares), mostraram dados alfandegários divulgados pelo governo nesta terça-feira (14/1).
As exportações cresceram 5% em relação ao ano anterior, movimentando $ 2,4 trilhões de dólares, enquanto as importações subiram 1,6%, e movimentaram 2,07 trilhões de dólares, resultando em um superávit comercial de 423,48 bilhões de dólares, e aumento de 25,4%, informou a Administração Geral das Alfândegas (GACC).
“Com base em nossas análises iniciais, a China deverá continuar sendo o maior país comercial do mundo em 2019”, disse Zou Zhiwu, vice-chefe do GACC.
Somente em dezembro, o comércio exterior do país saltou 12,7% em relação ao mesmo período de 2018, atingindo um recorde mensal de 436,54 bilhões de dólares, com exportações subindo 9% e as importações 17,7%.
Segundo avaliação do GACC, aumento de dezembro pode ser atribuído a fatores como aumento da demanda por importações provenientes da recuperação das atividades manufatureiras, aumento dos preços das principais commodities em todo o mundo e crescente confiança impulsionada pelo progresso relacionado às consultas comerciais entre a China e os Estados Unidos.
Analisando o comércio exterior da China em 2019, Zou enfatizou algumas mudanças notáveis.
– A Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) tornou-se o segundo maior parceiro comercial da China em 2019, com 642,48 bilhões de dólares em volume de comércio.
– As empresas privadas ultrapassaram as empresas de capital estrangeiro como o maior contribuidor do comércio exterior da China pela primeira vez, registrando um volume comercial recorde de 1,95 trilhões de dólares.
– O mix de comércio do país continuou a melhorar em 2019, com o comércio geral assumindo uma participação maior. O comércio geral, que cresceu 5,6% em relação ao ano anterior, foi responsável por 59% do comércio total, 1,2 ponto percentual a mais que no ano anterior.
– Produtos elétricos, eletrônicos e máquinas foram responsáveis por 58,4% das exportações do país em 2019, com 1,45 bilhões de dólares em volume comercial, um aumento de 4,4% em relação ao ano anterior.
– Os dados divulgados em 14 de janeiro também mostraram que as importações de carne da China registraram o crescimento mais rápido em comparação com outras commodities importantes, incluindo minério de ferro, soja, petróleo e gás natural em 2019.