A Receita Federal do Brasil apreendeu, nesta terça-feira (28/1) 562 quilos de cocaína que estavam escondidas em carga de óleo que iria para a Europa. A apreensão ocorreu no Porto de Itapoá, Santa Catarina.
A droga foi encontrada dentro de três containers-tanques (Isotanks) carregados com carga de óleo. Em fiscalização de rotina, com a utilização dos equipamentos de raio-x, cães de faro e outras técnicas de análise de risco, a droga foi localizada.
Para realizar a retirada da droga do meio da carga de óleo foi necessário primeiro fazer o transbordo do óleo para caminhões-tanque. A operação, com a identificação da cocaína nos containers, só terminou na madrugada de quarta-feira (29/1), por volta das 3h30, devido à dificuldade de lidar com a carga em que estava inserida essa droga.
Esta é a segunda apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal no Porto de Itapoá em 2020. A primeira aconteceu em 20 de janeiro, quando foram apreendidos 600,5 quilos da droga. No total, mais de uma tonelada da droga foi encontrada no Porto de Itapoá só em janeiro.
A droga foi encaminhada à Polícia Federal, a quem compete a instauração de inquérito para apuração dos responsáveis pelo delito, sendo os trabalhos agora direcionados para qualificação dos responsáveis pelo carregamento ilícito.