A participação de empresários brasileiros no Salon du Chocolat em Paris, na França, abre uma série de missões empresariais promovidas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)
No evento francês, considerado o mais prestigiado de cacau e chocolate do mundo, dois empresários brasileiros participam do International Cocoa Awards, uma espécie de Oscar do setor. As amêndoas de João Tavares e Elcy Gutzeit foram selecionadas entre cerca de 200 amostras enviadas de diversas partes do mundo. Ele já ganhou duas vezes o International Cocoa Awards, em 2010 e 2011. Ela, conhecida como rainha do cacau no Pará, participou da missão pela primeira vez em 2017, conheceu o mercado, se qualificou e, neste ano, foi selecionada para figurar entre os finalistas.
A missão comercial faz parte da parceria entre CNI e Apex-Brasil para estimular a internacionalização das indústrias brasileiras. O convênio assinado pela CNI, por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), e Apex-Brasil tem a meta de atender 1.750 empresas até o fim de 2021.
Até o fim deste ano estão previstas outras missões empresariais.
China International Import Expo
Realizado em Shanghai, na China, de 5 a 10 de novembro, é um evento multisetorial. O China International Import Expo (CIIE) é uma oportunidade única para os participantes de todo o mundo incluírem os seus produtos no maior mercado do planeta e explorar oportunidades de parcerias com produtores locais. O local que abriga o evento tem mais de 240 mil metros quadrados e deve atrair mais de 150 mil compradores de mais de 100 países.
Circuito Moda Paris
De 25 a 29 de novembro, será realizada a capacitação do Circuito Moda Paris, na capital francesa. A missão conta com acompanhamento técnico e curso em renomada escola de moda, com certificado internacional. Inscrições abertas até 1º de novembro. Vagas limitadas.
Encontro de Negócios Itinerante
Em dezembro, um Encontro de Negócios Itinerante, será realizado em Vitória, no dia 17, e outro em Porto Alegre, no dia 19, com foco no setor de metal mecânico nas duas ocasiões. De acordo com estimativas dos organizadores, cada um dos eventos deverá contar com 20 empresas e 50 participantes do Brasil, Argentina, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Moçambique e Angola.
Nos dois encontros, serão apresentadas as potencialidades das regiões-sede, assim como dos fornecedores brasileiros, como a atividade metal mecânico, de inovação, startups e prestadores de serviço.